Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

O novo sistema fica disponível para desenvolvedores nesta segunda-feira, 07 (Reprodução / YouTube)
(Reprodução / YouTube)
tecnologia

Apple anuncia iOS 15; conheça as novas ferramentas

A Apple acaba de anunciar o iOS 15 durante a transmissão ao vivo da Worldwide Developers Conference 2021, também conhecida pela sigla WWDC. Trata-se de uma conferência anual para desenvolvedores e usuários dos produtos fornecidos pela empresa norte-americana como iPhones, iPads e MacBooks.

O novo sistema fica disponível para desenvolvedores nesta segunda-feira (07), deixando a versão pública para o próximo mês. Já a versão final tem lançamento marcado para o outono do Hemisfério Norte, entre setembro e novembro deste ano.

Confira os maiores destaques do iOS 15:

iPhone

Com a atualização, o FaceTime ganha diversas novas ferramentas. Entre elas, “Spatial Audio” tem o objetivo de tornar as chamadas de vídeo mais realistas e naturais. Já “SharePlay” permite que usuários assistam e compartilhem conteúdo de streamings como Apple Music, Apple TV+, HBO Max e Twitch em tempo real com amigos.

Além disso, o microfone passa a isolar a vozes e abaixa o volume de ruídos do ambiente. O FaceTime também recebe a opção de gerar links para as videochamadas.

A câmera recebe o recurso “Live Text”, que permite extrair o texto de fotos e transcrevê-los direto para o bloco de notas do iPhone. Há também o “Memories”, que reúne imagens especiais da galeria para uma apresentação sincronizada e personalizada com o Apple Music.

O aplicativo Wallet começa a disponibilizar chaves para carros, casas, estabelecimentos comerciais e até mesmo hotéis, além de guardar documentos como carteiras de identidade e de motorista. Já o Tempo traz novos gráficos, possibilitando o entendimento das variações climáticas, e novo design.

O Mapas também tem novidades, apresentando materiais com detalhes de prédios, arenas, estações, ruas e avenidas para motoristas e pedestres. Além disso, promete um globo interativo e uma possibilidade de “scan” de ambientes para a identificação de direção e localização exata.

AirPods

Para os AirPods, o iOS 15 garante uma função para ajuste de áudio com foco nas conversas presenciais. Os fones de ouvido também apresentam sua própria espécie de “Find My iPhone”, evitando perdas, e outras formas de notificações para os usuários momentaneamente distantes de seu celular.

iPadOS

Com o novo sistema, o iPad disponibiliza widgets em sua homescreen e o “App Library” – já disponível no iPhone. O aparelho também desenvolve a função “Multitasking”, possibilitando a utilização de dois aplicativos ao mesmo tempo e a minimização de abas.

Em Notas, usuários podem incluir tags, marcar pessoas e usar a ferramenta “Quick Notes” para capturar informações rápidas enquanto navega pela web. O iPad também recebe “Translate”, trazendo a capacidade de tradução de textos, além do inédito “Swift Playground” para criação e lançamento de aplicativos.

WatchOS

“Memories” também chega ao Apple Watch, que ganha um novo design para a adicionar a função na galeria de fotos. Além disso, o iOS 15 facilita o envio de mensagens com fotos, gifs, emojis e transcrição de voz em uma única tela.

O produto também passa a oferecer a possibilidade de análise de dados voltados para a saúde, como a própria respiração do usuário, e promete novas opções de exercícios físicos.

MacOS

O Mac ganha um novo sistema intitulado Monterrey. Entre as novidades, a função “Universal Control” permite a transferência de arquivos entre Macs e iPads por meio do mesmo cursor.

Além disso, o aplicativo Atalhos finalmente chega ao Mac. O navegador Safari traz um novo design, disponibilizando funções como grupos de abas e sincronização instantânea entre diferentes aparelhos.

Privacidade

A Apple também prepara novas melhorias para garantir a segurança de seus usuários. Informações como endereço IP e localização ficam protegidos de possíveis vazamentos de dados pelo iCloud e pelo próprio Safari.

O iOS 15 ainda traz o iCloud+. Trata-se de uma ferramenta que permite a criação de e-mails aleatórios ao preencher formulários pela web e oferece capacidade ilimitada para guardar vídeos de segurança pelo mesmo preço dos planos atuais.

Siri também apresenta novos aperfeiçoamentos de privacidade, fazendo com que os áudios não saiam dos aparelhos celulares. Além disso, suas funções passam a funcionar sem a necessidade de internet e apresentam nova variedade de vozes.

Assista ao evento completo:

voltando pra home