Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Faixa inaugura o primeiro lançamento da dupla em 2021 (Foto: Igor de Oliveira)
(Foto: Igor de Oliveira)
música

OUTROEU fala sobre “Preciso Dizer”, primeira estreia do ano: “Esperamos que a música faça bem às pessoas”

Nesta sexta-feira (09), o duo OUTROEU fez o lançamento do clipe de “Preciso Dizer”, primeiro single de 2021. Distribuída pela Universal Music, a música estreou nas plataformas digitais na noite de ontem.

Após um ano conturbado, que afetou o mundo todo, Mike Tulio e Guto Oliveira tem trabalhado com calma, refletindo o momento presente. A nova faixa é fruto dessa introspecção, uma resposta esperançosa ao excesso de complicações da atualidade.

“Estamos dando um jeito, o trabalho está sendo ótimo em termos de conteúdo, como não tem show decidimos focar nisso”, conta Mike ao Papelpop.  “Agora, a gente está se deixando levar, fazer coisas leves, deixar tudo correr naturalmente. Por isso estamos lançando “Preciso Dizer”, um som mais otimista.”

A criação da letra foi feita em conjunto dos produtores Pablo Bispo, Arthur Marques e Alex Favilla. O ponto de partida foi a frase que dá nome à canção. A ideia foi expressar o que estavam sentindo e o astral da música foi crescendo como um hino de positividade.

“Esperamos que as pessoas se identifiquem, que faça o dia delas ficar melhor, porque realmente está difícil viver com as notícias ruins a toda hora, os acontecidos na saúde, na economia…Então, a gente espera de verdade que agrade e que faça bem”, pontua Guto.

Solar e contagiante, o clipe de “Preciso Dizer” carrega uma aura otimista. Com uma estética que alimenta uma narrativa descontraída e bem humorada, o registro foi dirigido por Igor de Oliveira. Assista:

Os trabalhos audiovisuais do OUTROEU são cheios de identidade e referências. Em “Dança”, por exemplo, há uma forte relação com os filmes de Wes Anderson, tanto na estética, como no tipo de comicidade. Sobre isso, os cantores contam que são apaixonados por cultura pop e apreciam bastante a estética de filmes, séries e trabalhos de outros artistas.

“A vida inteira a gente curtiu esses clipes, assistíamos ao TVZ, sabe? Por gostar muito e ter uma admiração, decidimos criar clipes que realmente signifiquem algo para as músicas, assim como curtíamos ver”, revela Mike.

As gravações do recente vídeo foram feitas em São Paulo e, segundo Guto, é um dos clipes mais “enxugados” da carreira, pois conta com uma proposta mais simples. Isso é algo que os agrada tanto quanto megaproduções, já que gostam de trabalhar com questões minimalistas e, assim, toparam o desafio de fazer uma narrativa divertida a partir de uma premissa descomplicada.

Tomando todos os cuidados em relação ao protocolos sanitários, um pequeno grupo se direcionou para o local e os meninos puderam improvisar bastante na confecção do clipe.

A fase atual é marcada pelo amadurecimento constante e a consolidação da vivência artística da dupla. Ainda sobre o as ondulações causadas pelos recentes acontecimentos, Mike declara que a arte persevera, mas é preciso que cada artista tenha fidelidade com o que sente.

“É claro que existe uma cobrança do público, além da auto cobrança, mas eu acho que tudo tem que ser natural. Se não está saindo naturalmente, o artista precisa trabalhar para atingir esse esse momento de naturalidade”, afirma Mike. Por fim, complementa: “artista consciente é a coisa mais linda do mundo”.

“Nesse momento a arte é uma válvula de escape”, explica Guto. “A gente quis justamente fazer essa música agora pela mensagem. Ela vai pegar as pessoas pela leveza e tentar deixar as coisas um pouco mais tranquilas, mais ‘de boas’.”

Há uma semana, o duo lançou a versão lo-fi do clássico “Sozinho”, composição de Peninha conhecida pelas vozes de Caetano Veloso e Tim Maia. O trabalho, assim como “Preciso Dizer”, conta com uma variação musical e melódica que diverge das antigas músicas do OutroEu, que aposta na união do orgânico com o eletrônico.

Apesar da experimentação ser bem-vinda, isso não quer dizer que os futuros projetos, seja em formato EP ou álbum, sejam pautados exclusivamente por esse fio musical.

“A gente está lançando “Preciso Dizer” agora, isso faz parte da nossa vontade de trabalhar, se ocupar criando, enquanto ainda estamos em pandemia. Temos o desejo de lançar outras, talvez transformar em um EP, mas não temos a certeza disso. Estamos deixando rolar, deixando fluir.”, contam.

“Não vamos nos apegar nesse som, nada impede de daqui a pouco fazer um folk só voz e violão, ou talvez voltar a algo bem pop e orgânico, tipo Oceana. Estamos deixando acontecer e, se sentirmos que a música surge de forma natural, vamos produzir.”

No final do bate-papo, com o sorriso no rosto, os músicos contaram ao Papelpop que são apaixonados por novelas. Afinal, algumas de suas músicas já tocaram em famosos folhetins.

Mike nos contou que se pudessem musicar o tema de algum personagem, escolheriam Jesuíno Araújo Ávila de Serafia, papel vivido por Cauã Reymond em “Cordel Encantado“. Eles também adorariam estar na trilha sonora da icônica “Chocolate com Pimenta”.

***

Ouça “Preciso Dizer” nas plataformas digitais:

Spotify | Deezer | Apple Music

voltando pra home