Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

A lista de indicados à premiação acabou de ser divulgada (Reprodução)
(Reprodução)
cinema

Filmes e documentários indicados ao Oscar que você já pode assistir no streaming

Após atrasos e com a entrega dos prêmios marcadas para 25 de abril, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles divulgou nesta segunda-feira (15) os indicados ao Oscar 2021. Começa, assim, a corrida do público para assistir as produções nomeadas até a data do evento.

Por causa da pandemia, as regras de elegibilidade da premiação mudaram e passaram a levar em conta filmes lançados apenas no streaming, sem exibições nos cinemas. Tudo isso fez com que o acesso aos indicados ficasse mais democrático, por assim dizer, através de plataformas como Netflix, Amazon Prime Video e Disney+, entre outras.

A seguir, você tem acesso a um guia em que confere onde assistir, no streaming, a alguns dos projetos nomeados nas principais categorias do Oscar. Vamos lá?

Netflix

Mank

Assista clicando aqui.

Liderando a lista de indicados, ele aparece em dez categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção com David Fincher, Melhor Ator com Gary Oldman e Melhor Atriz Coadjuvante com Amanda Seyfried. O longa acompanha o processo criativo do roteirista responsável por “Cidadão Kane” (1941) e a disputa dele com o diretor Orson Welles pela autoria do enredo.

Os 7 de Chicago”

Assista clicando aqui.

Com Aaron Sorkin na direção, o projeto concorre aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Montagem, Melhor Fotografia e Melhor Canção Original por “Hear My Voice”. Ali, é resgatada a história do julgamento de um grupo de manifestantes responsável pela organização de um protesto que era para ser pacífico nos Estados Unidos. Dando vida aos personagens, estão Eddie Redmayne, Alex Sharp e Sacha Baron Cohen.

A Voz Suprema do Blues

Assista clicando aqui.

Sendo o último filme gravado por Chadwick Boseman, “A Voz Suprema do Blues” rendeu uma indicação ao falecido artista na categoria de Melhor Ator. O longa ainda concorre aos troféus de Melhor Atriz com Viola Davis, Melhor Figurino, além de Melhor Cabelo e Maquiagem. Ela adapta uma peça da Broadway, acompanhando a gravação de um disco de Ma Rainey, conhecida como a Mãe do Blues.

Pieces of a Woman

Assista clicando aqui.

No Oscar 2021, Vanessa Kirby está na disputa pelo prêmio de Melhor Atriz pelo trabalho feito em “Pieces of a Woman”. Quem assina a direção da produção é Kornél Mundruczó. Ali, o fim de um parto comovente deixa uma mulher emocionalmente destruída, provocando grandes mudanças na dinâmica entre ela e o parceiro.

A Caminho da Lua

Assista clicando aqui.

O filme recebeu uma indicação na categoria de Melhor Animação. Dirigido por Glen Keane e John Kahrs, o foco do longa-metragem é uma garota que perdeu a mãe e decide criar um foguete para tentar encontrar a deusa da Lua na expectativa de conseguir convencer o pai a não se casar novamente.

Shaun, o Carneiro: A Fazenda Contra-Ataca

Assista clicando aqui.

Outro concorrente a estatueta de Melhor Animação é o filme de Shaun, o carneiro. Disponível na Netflix, ele mostra o famoso personagem tentando ajudar um alienígena a voltar para casa e fugir de perigosos agentes do governo. Will Becher e Richard Phelan são creditados como diretores.

“Rosa e Momo”

Assista clicando aqui.

Dez anos após ter se retirado voluntariamente dos sets de filmagem, a diva italiana Sophia Loren está de volta. No longa “Rosa e Momo” (The Life Ahead, no original) ela dá vida a Madame Rosa, uma sobrevivente do holocausto que se dedica a cuidar de crianças em situação de vulnerabilidade.

Como parte de sua missão, ela abre as portas de casa para um jovem e traumatizado imigrante senegalês, interpretado pelo estreante Ibrahima Gueye. A fim de superar os muitos dilemas que o choque cultural e a desigualdade social podem acarretar, os dois criam uma bonita amizade. O longa tem a faixa título, “Io Sì (Seen)”, indicada ao Oscar de Melhor Canção Original, cantado por Laura Pausini.

Professor Polvo

Assista clicando aqui.

Indicado ao prêmio de Melhor Documentário, o projeto retrata a inesperada amizade entre o cineasta Craig Foster e um polvo, que fica na floresta aquática da África do Sul. Entre as cenas, estão várias filmagens de diferentes incursões submarinas de Criag que foram selecionadas sob a direção de Pippa Ehrlich e James Reed.

Crip Camp”

Assista clicando aqui.

Também concorrente na categoria de Melhor Documentário, está “Crip Camp”. Ele narra a história do primeiro acampamento de verão dedicado a jovens com deficiência física, que surgiu nos anos 1970. Michelle e Barack Obama são creditados como produtores.

*Outros indicados disponíveis no catálogo: “Era Uma Vez Em Um Sonho”, “Destacamento Blood”, “O Tigre Branco”, “Se Algo Acontecer… Te Amo”, “Relatos do Mundo”, “Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars”, “Rosa e Momo” e “O Céu da Meia-Noite”.

Amazon Prime Video

“Borat: Fita de Cinema Seguinte”

Assista clicando aqui.

Quase quinze anos após o lançamento do primeiro filme, o hilário personagem Borat retornou às telas para uma sequência da franquia que leva seu nome. O lançamento ocorreu em outubro de 2020 e revelou, entre outras coisas, como o protagonista lidou com a pandemia de Covid-19 nos Estados Unidos.

Há espaço para críticas mais atualizadas e um novo rumo é tomado pelo roteiro – principalmente agora que o jornalista cazaque não é mais uma personalidade pouco conhecida da TV local. Desta vez, ele tem que se disfarçar para poder trabalhar sem ser reconhecido.

Sacha Baron-Cohen concorre ao troféu de Melhor Roteiro Adaptado e Maria Bakalova, sua companheira de cena, ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante.

“Uma Noite Em Miami”

Assista clicando aqui.

Em “Uma Noite em Miami”, Kingley Ben-Adir, que é britânico, interpreta o líder dos direitos civis da comunidade afro-americana durante uma noite imaginária com Muhammad Ali, Jim Brown e Sam Cooke. Filme lindo, com uma forte mensagem sobre direitos civis e luta antirracista. Destaque para Regina King, que apesar de não ter sido indicada ao prêmio de Melhor Diretora, brilhou muito!

O Som do Silêncio

Assista clicando aqui.

O longa pode ganhar os prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator com Riz Ahmed, Melhor Ator Coadjuvante com Paul Raci e vários outros. Sob a direção de Darius Marder, ele conta a história de um baterista de metal e ex-viciado. A vida do personagem muda radicalmente quando ele começa a perder a audição e precisa entrar em uma instituição dedicada ao acompanhamento de pessoas surdas. Dá também para assistir nas plataformas: Now, Apple TV, Google Play, YouTube Filmes e Vivo Play.

Time

Assista clicando aqui.

Garrett Bradley é quem comandou esse longa indicado na categoria de Melhor Documentário. Ali, ele mostra a luta de Fox Rich para que o marido seja libertado da prisão por um roubo de banco que os dois cometeram em 1997, mesmo que a pena seja de 60 anos de cárcere e só foram cumpridos 20.

Disney+

Soul

Assista clicando aqui.

Favoritíssimo! O filme retrata a jornada de um professor chamado Joe no mundo das almas após sofrer um acidente bem quando estava prestes a conquistar o que sempre sonhou na carreira musical. Ele concorre aos prêmios de Melhor Animação, Melhor Trilha Sonora e Melhor Som. Quem assina a direção é a dupla Pete Docter e Kemp Powers. Lindo, lindo, lindo! Pra se emocionar de verdade.

Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica

Assista clicando aqui.

Também concorrendo a estatueta de Melhor Animação, “Dois Irmãos” está disponível no catálogo do Disney+ com direção de Dan Scanlon. Ali, a aventura começa quando dois elfos ganham um cajado e descobrem que com ele podem ressuscitar o pai falecido por algumas horas. O grande problema é que o plano dá errado e, para consertar a confusão, a dupla parte em uma jornada eletrizante.

“Toca”

Assista clicando aqui.

Essa produção foi indicada na categoria de Melhor Curta Animado. Ela tem cerca de seis minutos e mostra um jovem coelho tentando cavar a toca dos sonhos, apesar de não ter ideia do que está fazendo. Com medo de assumir as próprias imperfeições, o personagem vai enfrentar vários problemas até descobrir que pedir ajuda não é um problema. Madeline Sharafian é a diretora.

“Mulan”

Assista clicando aqui.

O filme se trata de um remake live-action de uma animação de 1998. Com direção de Niki Caro, ele conta a história de uma jovem que finge ser homem para ingressar, no lugar do pai, ao exército chinês. Entre as indicações recebidas pelo projeto, estão aquelas nas categorias de Melhor Figurino e Melhores Efeitos Visuais.

“O Grande Ivan”

Assista clicando aqui.

Baseado em um livro homônimo, “O Grande Ivan” está nomeado ao prêmio de Melhores Efeitos Visuais. Ele conta uma história sobre amizade e a importância de um lar, tendo como foco um gorila de quase 189 quilos que compartilha o próprio habitat com um elefante, um cachorro e outros animais dentro de um shopping. Thea Sharrock assina a direção.

Apple TV+

“Greyhound – Na Mira do Inimigo”

Assista clicando aqui.

O comboio internacional de 37 navios aliados liderado pelo grande capitão Ernest Krause atravessa o Atlântico Norte. Uma aventura que se desenrola enquanto este destemido homem, interpretado por Tom Hanks, precisa lidar com a perseguição de submarinos nazistas e traiçoeiras armadilhas marítimas. O longa concorre ao Oscar na categoria Melhor Mixagem de Som.

Wolfwalkers

Assista clicando aqui.

Tom Moore e Ross Stewart são responsáveis pelo filme, que foi nomeado na categoria de Melhor Animação. Ele mostra uma jovem aprendiz que embarca na missão de capturar um lobisomem na Irlanda junto com o pai, que é caçador. Tudo muda quando a personagem se torna amiga de uma garota que a acidentalmente a transforma em lobisomem durante a noite.

Telecine

Emma

Assista clicando aqui.

Na disputa pelas estatuetas de Melhor Figurino e Melhor Maquiagem e Cabelo, “Emma” é um filme sobre uma jovem rica que não tem o sonho de se casar tão cedo para ficar sempre perto do pai. Isso, no entanto, não a impede de dar uma de ‘casamenteira’, tentando juntar casais que julga apropriados entre os conhecidos. Anya Taylor-Joy vive a protagonista dessa produção, que adapta um dos livros da famosa Jane Austen. Também é possível assistir ao filme nas plataformas Now, Apple TV, YouTube Filmes, Oi Play e Google Play.

 

O Telecine ainda promete disponibilizar outras obras desta 93ª edição do Oscar. Pelo Twitter, o streaming já avisou que tem mais duas cartas na manga: “Druk: Mais Uma Rodada” e “Quo Vadis, Aida?” devem entrar muito em breve no catálogo. Assim esperamos!

Globoplay

Agente Duplo

Assista clicando aqui.

Disputando a estatueta de Melhor Documentário, o longa reúne uma série de filmagens que acompanham um senhor contratado para se passar de agente duplo e investigar supostos abusos contra idosos em um asilo. Maite Alberdi assume a direção do projeto.

Para alugar

Meu Pai” 

A partir de 7 de abril, disponível nas plataformas: Now, Apple TV, Google Play, Sky Play e Vivo Play.

O filme foi indicado em seis categorias, incluindo as de Melhor Filme e Melhor Ator (com Anthony Hopkins). O enredo segue um idoso que recusa toda a ajuda da filha à medida que envelhece. Com a mudança dela para Paris, fatos estranhos começam a acontecer, fazendo com que o protagonista duvide de entes queridos, da própria mente e da realidade.

Druk: Mais Uma Rodada

Disponível nas plataformas: NowApple TV, Google Play e YouTube Filmes.

Dinamarquês, o projeto concorre a um Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional. Ele mostra a história de um grupo de professores do ensino médio que decide testar a teoria de que serão mais felizes se mantiverem constantemente um pouco de álcool no sangue. Mads Mikkelsen é quem interpreta o protagonista.

Quo Vadis, Aida?” 

Disponível na plataforma: Now (a partir de 19 de abril).

De forma angustiante e íntima, “Quo vadis, Aida?” retrata a história real do último genocídio europeu reconhecido pelo Tribunal de Haia: o massacre de Srebrenica, que aconteceu em 1995. A obra compete também na categoria de Melhor Filme Internacional, já que é da Bósnia-Herzegovina.

Pinóquio

Disponível nas plataformas: Now (a partir de 25 de abril) e Apple Tv.

Dirigido por Matteo Garrone, o filme se trata de uma versão live-action da clássica história do boneco de madeira que ganha vida. Ali, a desobediência do garoto faz com que ele se perca de casa e embarque em uma jornada perigosa. Em 2021, o projeto tem a chance de levar para casa os prêmios de Melhor Figurino e Melhor Maquiagem e Cabelo.

Tenet

Disponível nas plataformas: Now, Google Play, Apple TV, Sky PlayVivo Play, YouTube Filmes, Oi PlayUOL Play.

Concorrente nas categorias de Melhores Efeitos Visuais e Melhor Design de Produção, o longa-metragem é dirigido por Christopher Nolan. Nos papéis principais, estão ninguém menos que Robert Pattinson e John David Washington. O enredo narra os acontecimentos da missão de um agente secreto que busca evitar o início da Terceira Guerra Mundial.

***

Reforçando: a 93ª cerimônia de entrega do Oscar acontece no dia 25 de abril. No Brasil, como de praxe, a transmissão acontece pela TNT.

voltando pra home