Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

O cineasta brasileiro vai dirigir o documentário "Soil" (Reprodução / Youtube)
(Reprodução / Youtube)
cinema

Fernando Meirelles, de “Dois Papas” e “Cidade de Deus”, lançará quatro filmes ambientalistas

Indicado ao Oscar por “Dois Papas” (2019) e “Cidade de Deus” (2002), o cineasta brasileiro Fernando Meirelles lançará quatro filmes ambientalistas. Segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (17) pelo Deadline, os projetos somarão US$ 20 milhões e serão desenvolvidos em associação com a produtora britânica Make Waves.

O próprio Meirelles dirigirá “Soil”, um documentário de longa-metragem sobre o mundo microscópico sob nossos pés. A produção promete revelar as soluções revolucionárias que podem ajudar a evitar uma crise alimentar mundial.

O carro-chefe entre os quatro projetos será “Blue Carbon”, que terá direção do premiado cineasta Nicolas Brown. O filme destacará um movimento que defende o crescimento de uma floresta oceânica para ajudar no combate às mudanças climáticas.

A produção vai tecer histórias de ativistas, cientistas e comunidades da linha de frente do movimento. Além disso, contará com as músicas de “The Life Aquatic”, de ninguém menos que Seu Jorge.

“The Shackleton Solution” mostrará o que o explorador Ernest Shackleton pode ensinar ao mundo para salvar um continente que enfrenta uma catástrofe. O filme traçará paralelos entre a Expedição Transantártica Imperial de Shackleton (1914-1917) e um planeta à beira de uma emergência ambiental iminente.

“Law Of The Land”, por sua vez, será dirigido por Coral Brown (My Life). O documentário acompanhará advogados e comunidades indígenas que levam a batalha pelo movimento dos Direitos da Natureza para os tribunais e para as ruas.

A lista foi criada por Meirelles em parceria com o ex-diplomata ambiental da ONU Alexander Asen, o autor irlandês Don Mullan, a produtora Sarah Macdonald e ex-diretora da BBC World News Sian Kevill. Todos eles servirão como produtores executivos dos quatro projetos.

“Não há nada mais urgente do que a crise climática. A informação é o que pode virar a maré. Nosso objetivo é fazer filmes que não apenas informem, mas que encantem e envolvam”, disse Mereilles ao Deadline. “Por meus netos e netos de outras pessoas, esse será o tema do meu trabalho até o dia de minha morte”.

Até o final deste ano, outros dois filmes serão adicionados à lista. As datas de estreia ainda não foram divulgadas.

voltando pra home