Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Ela vive a protagonista no filme “Os Estados Unidos vs. Billie Holiday” (Divulgação)
(Divulgação)
música

Com um Globo de Ouro e indicação ao Oscar, Andra Day está pronta para roubar a cena

Quem não gosta de novidades, não é mesmo? Principalmente, quando se trata de um artista capaz de nos hipnotizar completamente, reunindo várias habilidades incríveis. Bom, esse é o caso de Andra Day, a cantora americana de soul e R&B que tem dado o que falar nos últimos dias.

Não é de hoje que Andra vem lutando por um pouco mais de reconhecimento em sua trajetória, que tem ganhado força dia após dia. No entanto, agora, como protagonista do filme “Os Estados Unidos vs. Billie Holiday” (The United States vs. Billie Holiday), a artista tem tudo para bombar de vez no show business.

Desde que se jogou de vez no mundo da música, a artista já conseguiu reunir feitos importantes, prêmios, hit e já está mais do que preparada para receber toda a aclamação que merece. Sendo assim, decidimos destacar alguns momentos da trajetória da artista até aqui.

Youtuber: de Marvin Gaye a Notorious B.I.G

A gente sabe que desde o surgimento do Youtube, muitos cantores que, hoje, arrastam multidões, tiveram nesta plataforma uma maneira de conquistar o público e, principalmente, atrair olhares de nomes e gravadoras importantes. Com Andra Day não foi muito diferente.

Fazendo uma mistura interessante de grandes hits da música, a cantora conseguiu dar uma palinha dos seus dons, divulgado covers inusitados, como por exemplo um mash-up entre as faixas “Big Poppa”, de Notorious B.I.G, e “Let’s Get It On”, de Marvin Gaye, ou a junção entre “He Can Only Hold Her”, de Amy Winehouse e “Doo-Woop”, de Lauryn Hill. E se a ideia era chamar atenção, ela conseguiu.

Abençoada por Stevie Wonder

Sabe quando o destino resolve dar aquele empurrãozinho para que tudo se encaixe perfeitamente? Pois é, agora imagine que esse empurrão é dado por ninguém menos que o gênio Stevie Wonder. Foi o que aconteceu com a Andra. Mas, é claro que nem tudo foi tão simples assim.

Entre os inúmeros empregos que a cantora teve ao longo da vida, incluindo apresentações vestida de personagens da Disney, um belo dia, ela viajou para Los Angeles, onde fez um pequeno show em um shopping. A partir daí sua vida mudou completamente.

O então empresário da artista fez questão de filmar toda a performace e, quando dias depois, acabou se encontrando com Kai Millard Morris, na época esposa de Wonder, não hesitou em mostrar o vídeo de sua pupila. O resultado? Andra Day acabou recebendo uma ligação de Stevie, que mais tarde a apresentou ao produtor Adrian Gurlitz, com quem trabalhou no seu primeiro álbum de estúdio.

Vale lembrar que a parceria entre eles já rendeu até música natalina, a faixa “Someday at Christmas”, um hit de Stevie Wonder, de 1967, e que foi escolhida como campanha de natal da Apple em 2015. Confira:

Quando nasce uma estrela, também nasce um hit

Em 2015, Andra Day finalmente lançou seu primeiro álbum de estúdio, o “Cheers to Fall”. O compilado trouxe toda a elegancia da artista que passeou sem medo pelo soul, R&B e uma pitada de Jazz, garantindo suas primeiras indicações ao Grammy Awards, nas categorias de “Melhor Álbum de R&B” e em “Melhor Performance de R&B”, com a música “Rise Up”, seu maior hit, até o momento.

No ano seguinte, inclusive, a artista marcou sua estréia cantando no palco da premiação, cantando “Rise Up” ao lado da britânica Ellie Goulding. No entanto, foi em 2019 que ela emocionou o público do evento homenageando Aretha Franklin.

Hamilton, mais que um musical

Quando se fala em Broadway um dos nomes que nos vem à memória, quase que imediatamente, é Hamilton. A produção, que é sucesso de público e crítica, também faz parte da história de Andra.

O espetáculo, criado por Lin-Manuel Miranda, estava prestes a sair em turnê quando a ideia de lançar um álbum com as músicas da peça surgiu. “The Hamilton Mixtape”, uma coleção de covers das faixas mais populares, que contou com diversos artistas renomados, e entre eles, lá estava Andra Day.

Com uma gravação para lá de emocionante, a americana soltou a voz na faixa “Burn”, que foi originalmente interpretada por Phillipa Soo, e mais uma vez provou estar pronta para ser a estrela que merece.

Billie Holiday (Cinema) Fazendo história

Andra Day acaba de fazer história na 78ª edição do Globo de Ouro. Isso porque, além de levar para casa o prêmio de “Melhor Atriz em Filme de Drama”, a artista foi apenas a segunda negra a vencer essa categoria. Dá para acreditar? A primeira foi Whoopi Goldberg, há 35 years, pelo filme “The Color Purple.” Além disso, a artista acaba de ser indicada ao Oscar de “Melhor Atriz” 2021.

O fato é que a conquista se torna ainda mais emblemática quando se observa o papel interpretado por Andra, o ícone do Jazz, Billie Holiday, no filme “Os Estados Unidos vs. Billie Holiday” (The United States vs. Billie Holiday) de Lee Daniels (Preciosa, 2009) .

Confira o trailer:

Billie é uma das principais cantoras de todos os tempos, lutou contra a discriminação racial nos Estados Unidos, e via sua arte e sua voz como a plataforma ideal para expressar seus descontentamentos com as situações sociais e políticas da época. Um dos seus maiores sucessos, “Strange Fruit” (1939), acabou se tornando um dos hinos em prol dos direitos civis da população negra, e chegou a ser nomeada “a canção do século” pela revista TIME em 1999.

É claro, que por se tornar uma potência político-social, a artista acabou desagradando as autoridades da época e se transformou em um alvo do FBI, sob acusação de uso e porte de drogas, sendo perseguida em uma tentativa de silenciamento.

Com muito talento e uma história forte como essa, era de se esperar que Billie continuasse impactando a carreira de diversas gerações no mundo da música, como é o caso de Andra Day, cujo nome de registro é Cassandra Monique Batie, mas que adotou esse nome artístico “Day” inspirada no apelido de Holiday, Lady Day.

Agora que você já conhece um pouco mais de Andra Day, além da expectativa para a vitória no Oscar, nos resta ficar de olho nos próximos passos da cantora que promete roubar a cena.

voltando pra home