Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

As melhores produções lançadas em 2020, de acordo com o Papelpop (Reprodução)
As melhores produções lançadas em 2020, de acordo com o Papelpop (Reprodução)
MELHOR DE 2020

“Praia dos Ossos”, “Boletos Pagos” e mais: os melhores podcasts lançados em 2020

Ouvir podcasts em 2020 foi um escape. Com o mundo em convulsão, as portas fechadas e a vida doméstica sendo reconfigurada, foi preciso fugir das aglomerações. Diante de casas muitas vezes vazias, preenchidas apenas pelo eco das grandes cidades, novas companhias se firmaram.

O fato é que pra conhecer uma boa história não tem essa de “hora marcada”. Durante a faxina, o preparo das refeições ou ainda em madrugadas insones, projetos enviesados pela diversidade de temas e gêneros, bem como por devotados roteiros, sinalizaram o estabelecimento de uma revolução áudiovisual que já vinha engatinhando.

Nesta lista você confere as melhores e mais criativas produções lançadas em 2020, de acordo com o Papelpop.

Praia dos Ossos

Onde ouvir? Spotify | Deezer | Apple Podcasts | Orelo

Acho um luxo!“. Quem ouviu o podcast “Praia dos Ossos” sabe o quanto essa frase fez sentido. Com produção da rádio Novelo, a narrativa de Branca Viana, aliada à pesquisa de Flora Thompson-Deveaux, deu origem a um dos mais brilhantes projetos do ano ao resgatar o brutal assassinato da socialite Ângela Diniz, cometido por seu namorado, o playboy Doca Street.

Eis aqui uma apuração de fôlego. Registros de rádio e TV, notas de colunas sociais e relatos colhidos com pessoas que vivenciaram de perto a passagem da dita “Pantera de Minas” buscam respostas para as muitas lacunas deixadas nessa odisseia que, não fosse a distribuição fragmentada, teríamos devorado em apenas algumas horas.

Não se trata de “true crime”, gênero já famoso nos Estados Unidos. Mas chegar ao último capítulo é ter a certeza de que “Praia” se estabelece como um projeto bem amarrado e propositivo em que o ouvinte, conforme caminha na história, reflete sobre o preço que se paga para ser uma mulher livre no Brasil. Forte e necessário.

Boletos Pagos

Onde ouvir? Exclusivo para usuários do Spotify.

Faça a si mesmo(a) aquela pergunta clichê: você PRECISA gastar com isso? Ou apenas QUER gastar? “Boletos Pagos“, mais uma produção da Rádio Novelo, tenta trazer as respostas mais sensatas possíveis para aquelas questões básicas levantadas por quem busca organizar financeiramente, entendendo de uma vez por todas como a roda do capitalismo gira.

É pra se livrar do sufoco com a ajuda de Nath Finanças, um fenômeno que não apenas domina pautas de economia, como também sabe como falar diretamente ao público jovem, conciliando um discurso de leveza e consciência social. Entre os destaques estão episódios que trazem convidados como Emicida e o humorista Paulo Vieira.

Vidas Negras

Onde ouvir? Exclusivo para usuários do Spotify.

Todos os aplausos para a Rádio Novelo. Em sua terceira aparição na lista, esta que vem se consolidando como uma das grandes criadoras de podcasts também merece as honras por “Vidas Negras“, produção comandada pelo jornalista Tiago Rogero.

Com sete episódios já disponíveis, o projeto busca expandir o significado do lema “Vidas Negras Importam”, mostrando que para além disso é preciso celebrá-las. Com uma narrativa sensível e amplamente apurada, a proposta analisa e entrelaça obras e trajetórias de grandes personalidades da história e da atualidade. Se você curte arte, vale muito a pena focar no capítulo sobre Grande Otelo e Chica Xavier.

TransMissão

Onde ouvir? Spotify | Deezer | Apple Podcasts | Globo

Quem conhece o programa “TransMissão“, exibido pelo Canal Brasil, sabe como Linn da Quebrada e Jup do Bairro são perspicazes quando estão em cena. Sempre desconstraídas e com perguntas interessantíssimas sobre os mais variados temas, as duas tiveram a íntegra da atração transformada em podcast.

Nada pode limitá-las, nem mesmo o tempo da TV. Falando sobre carreira, arte, cinema e amor, esse duo que arrasa nos palcos também manda ver na hora de selecionar seus convidados. Maria Alcina, Matheus Nachtergaele, Pedro Bial e Dira Paes são alguns dos nomes que já passaram por lá. Que venham mais temporadas!

Quando Chegou Carta, Abri

Onde ouvir? Spotify | Apple Podcasts | Google Podcasts

Gosta de enviar e receber correspondências? O podcast “Quando chegou carta, abri” é perfeito pra você. Debruçando-se sobre a leitura de cartas enviadas por Fernando Sabino a Clarice Lispector, Lígia Fagundes Telles a Érico Veríssimo e Ana Cristina César a Caio Fernando Abreu, entre outros, o projeto empreende um delicado mergulho em algumas das mentes mais brilhantes das artes brasileiras, sempre aptas a contar algo sobre o momento em que os selos foram colados.

Para além do valor histórico, a empreitada é excelente também no que diz respeito a ressaltar o senso de humor de determinados autores, além de suas inquietações mais íntimas.

Vinte Mil Léguas

Onde ouvir? Spotify | Deezer | Apple Podcasts

Sem eufemismos: nunca antes em toda a história a confiança na ciência foi tão necessária. Parece absurdo que ainda em 2020 tenhamos o dever de reforçar isso, mas esse dever se torna um tanto mais fácil (e encantador) a partir de podcasts como o “Vinte Mil Léguas“.

Disponível sempre às segundas-feiras, o projeto, que ostenta uma trilha sonora cativante, é voltado para as ciências, mas de uma forma mais “literária”, por assim dizer.

Criada pela revista Quatro Cinco Um, a revista dos livros, em parceria com a MegaFauna: Livros no Centro, essa beleza traz as apresentadoras e roteiristas Leda Cartum e Sofia Nestrovski, duas leitoras acima de qualquer coisa, desempenhando a missão de ler os cientistas como se estes fossem escritores.

Na primeira temporada, os holofotes se viram para Charles Darwin e “A Origem das Espécies”. Uma viagem mágica e minuciosa por um território em que palavras e seres vivos coexistem, cercados por animais, plantas, minhocas e anotações de botânica. Por que não falar também de marcianos, de mariposas…?

Além do Meme

Onde ouvir? Exclusivo para assinantes do Spotify.

Esse você já conhece, é claro. Bambola Star, Grávida de Taubaté; Cariúcha, a Garota da Laje; Glitter, o reality show… pra citar, superficialmente, estas são apenas algumas das figuras que ficaram conhecidas no Brasil ao longo dos últimos anos ao ter sua imagem viralizada na internet. Mais que isso, são pessoas que tiveram suas vidas completamente transformadas pelos ditos memes. Neste podcast, uma produção original do Spotify em parceria com o podcast Um Milkshake Chamado Wanda e o Papelpop, o jornalista Chico Felitti viaja o Brasil a fim de construir narrativas em um texto que se firma entre a crônica e o perfil e oferece novas perspectivas para se contar boas histórias.

Quarta Capa

Onde ouvir? Spotify | Deezer | Apple Podcasts

Para leitores (que também são ouvintes) ávidos, o “Quarta Capa“, podcast da editora Todavia, foi o grande lançamento de 2020. Criado em novembro de 2019 e disponível nas plataformas sempre na última quarta-feira de cada mês, o projeto deslanchou mesmo em 2020. Trata-se de uma extensão do catálogo literário da casa por meio de entrevistas e debates literários que se dedicam a esquadrinhar obras como “Fun Home”, de Alison Bechdel, e “Sobre os Ossos dos Mortos”, da vencedora do Prêmio Nobel de Literatura, Olga Tokarczuk. Funciona bem como um complemento para ótimos livros.

***

voltando pra home