Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Além do funk carioca, o piseiro é uma das novas febres do app (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução
MELHOR DE 2020

O dia em que Rosalía dançou funk + a ascensão da música brasileira no TikTok

O alcance do TikTok, com certeza, é uma de suas principais qualidades. É claro, que como uma rede social, pessoas do mundo todo podem interagir e conhecer outras culturas de forma orgânica, mas… já pensou em como a música de um comercial de cereal russo, de uma marca completamente desconhecida no ocidente, chegou até aqui e acabou sendo compartilhada milhares de vezes, até sua origem quase se perder?

Bem, é possível que não se lembre desse exemplo, porque você já pegou o auge de uma versão feita no The Sims. Refresque sua memória!

Hahahaha ai, cá entre nós essa versão é maravilhosa! O fato é que o viral foi tão intenso que, se não fossem os ditos “Sherock Homes” do Twitter, provavelmente não ficaríamos conhecendo sua origem. Por aí já dá para ter uma noção do nível de alcance que a plataforma.

Essa qualidade, aliada à praticidade da montagem de vídeos que em segundos passam ideias, piadas ou mesmo receitas (!) são algo notável. Mas dentre as inúmeras febres que o aplicativo inventa e multiplica, a música tem um papel fundamental. Pano de fundo para a reverberação de inúmeras coreografias, o TikTok se tornou uma poderosa ferramenta de divulgação artística. Quer um exemplo beeeem recente? “Girl Like Me”, parceria do Black Eyed Peas com a Shakira!

Os hits do TikTok nada mais são do que criações feitas a partir de batidas marcantes, somadas a versos grudentos com alguma mensagem fácil (e de comunicação ágil). Ah, e sempre ligada a alguma coreografia que pode vir junto de um desafio. Aí entra a função dos influenciadores.

Tão presente na indústria musical, esse fenômeno também é responsável por momentos inusitados em que podemos presenciar cantores do mundo todo curtindo suas músicas favoritas. Com o Brasil sendo tão rico sonoramente, nada mais justo do que canções nacionais cruzando fronteiras e indo parar na playlist de outras pessoas – ainda que, bem, estas não saibam o seu significado.

Foi o que aconteceu com La Rosalía!

No final do último mês de outubro, no pique do feriado de Halloween, a cantora catalã postou na rede social um vídeo em que aparece com uma peruca laranja fantasiada de Leeloo, personagem do filme “O Quinto Elemento”. Nas imagens, ela dança ao som de “Com Força e Com Talento”, um funk com conteúdo deveras adulto. Um baita proibidão!

@rosalia👻🎃👻🎃👻Hoy pienso ir disfrazada x casa todo el díaaAaaaAAA🎃👻🎃👻🎃👻♬ meet com força e com talento – venus

Esta, aliás, não é a primeira vez que a cantora demonstrou seu amor pela nossa música. Em abril, ela compartilhou um Instagram Stories em que escutava “Maneirinha”, sucesso de Kevin O Chris. Mas perceba: como este é um dos gêneros musicais mais potentes e mais queridos do Brasil, a propagação foi bem rápida. Dado o contexto, que impulsiona os compartilhamos, foram várias as reações divertidas.

A Anitta, por exemplo, deixou um recado pra colega nos comentários do Instagram dando um toque sobre o conteúdo da letra. Sabe o ditado, né? Quem avisa amigo é! Hahahah Brincadeiras à parte, não só a musa de Honório apareceu por lá. MC Nick, autora da faixa, também reagiu com surpresa à novidade. Na ocasião, a jovem que atende pelo nome de Monique Eduarda, quis logo compartilhar essa vitória!

O lance é que “Mete com Força e com Talento” já passa dos 3 milhões de reproduções no Spotify e promove, por meio de uma inversão lírica de valores, uma poderosa mensagem de empoderamento feminino ao colocar a mulher no protagonismo do próprio prazer. Acha que foi só a Rosalía a se encantar com a batida? Se liga nessas publicações feitas abaixo!

@hadaradoraLMAO I googled the translation and this song is dirrrrty #fyp #foryou #foryoupage♬ meet com força e com talento – venus

@harryjowseyWho can translate this audio?♬ meet com força e com talento – venus

Perceba como não se trata de um caso isolado. O grupo japonês One N’ Only também resolveu fazer uma homenagem aos fãs brasileiros, que já sabemos, adoram a cultura asiática. Na ocasião, os meninos gravaram um vídeo lá do Japão, do outro lado do planeta, em que escutam a música “Oh Juliana” (o que tu quer de mim? Completou aí?). Se eles falam português? Definitivamente, não!

@onenonly_tokyoOla brasil do japao! 😊🇧🇷🤝🇯🇵😊#ohjuliana#ohjulianachallenge#mcniack#niack#ONENONLY#ワンエン#ONO#REI#TETTA#KENSHIN#NAOYA#EIKU#HAYATO#fyp#foryoupage♬ Oh Juliana – Niack

Let’s funk!

Não resta dúvida sobre o sucesso que é esse single. Hoje integrante do grupo Kondzilla, uma das maiores empresas do país focada em produzir e gerenciar grandes sucessos do funk, MC Niack, responsável pela faixa, é detentor do terceiro vídeo brasileiro de música mais visualizado em 2020 no YouTube. São quase 200 milhões de visualizações e contando! Somadas às crescentes reproduções no TikTok, é certo dizer que o hit tocou em todos os cantos do mundo.

Trata-se de algo que o jovem Davi Alexandre Magalhães, seu nome de batismo, não imaginava no início deste ano. Aos 17 anos, ele trabalhava em uma fábrica de suprimentos alimentares e enfrentava uma depressão. Com o apoio da família, amigos e também de profissionais de saúde, o garoto passou a produzir algumas músicas de forma independente e conseguiu contato com Léo Memes, que o ajudou na divulgação dos singles.

Nessa maré de acontecimentos positivos, a música chegou, inclusive, a ganhar uma hashtag, #ohjulianachallenge, e uma interpretação feita por ninguém menos que Renato Aragão. Que demais, né?

@renatoaragaoBoa noite pessoal… #ohjulianachallenge #fyp #tiktok♬ Oh Juliana – Niack

No topo das paradas por duas vezes consecutivas com as músicas “Na raba toma tapão” e “Oh Juliana”, desbancou até mesmo a poderosa Anitta, que se mantinha absoluta com “Desce pro Play”. Antenadíssima nas tendências, a cantora carioca também é responsável por emplacar seu rebolado na plataforma (pra não dizer que ela só faz a linha amiga com as colegas estrangeiras hahahah).

Lembra da Lele Pons? A cantora, dançarina, modelo, youtuber e apresentadora venezuelana é super fã de música latina. Gigante na internet, ela foi uma das celebridades que acabou dando uma impulsionada no “PA PA PA” de Anira e MC Zaac.

@lelepons#dance #happyzone #miami♬ Desce Pro Play (PA PA PA) – MC Zaac & Anitta & Tyga

Vamos falar também da parceria com Cardi B e Mike Towers? Embora não tenha sido pensada pra um challenge, “Me Gusta” ganhou os holofotes e chamou a atenção pela batida inconfundível do pagodão baiano. Aqui, a influenciadora Addison Rae se jogando! Vale lembrar que ela é a segunda pessoa mais seguida no TikTok, com 71 milhões de seguidores.

@addisonreThank y’all so much for 61 million followers!!!! 🤍🤍🤍 @anitta @iamcardib♬ Me Gusta (with Cardi B & Myke Towers) – Anitta

Vamos de piseiro?

Sentiu falta de diversidade sonora? Toma aqui esse intercâmbio! A pedido de fãs brasileiros, um perfil que faz interpretações de músicas famosas em um Steel Drum, uma espécie de tambor de aço, criou uma versão alternativa para uma música dos Barões da Pisadinha. O vídeo já recebeu mais de 440 mil curtidas.

@k.vane44Reply to @juanpablopessoa new fav song #foryoupage #baroesdapisadnha #foryou #steelpan #steeldrum #fyp #music #cool #wow #awesome #reply #xyzbca #fy♬ original sound – K.Vane

O grupo de forró e tecnobrega que vem ganhando destaque nos últimos meses na cena nacional, lógico, surfou nessa onda. Só pra se ter uma ideia, eles aparecem na posição de número #5 no ranking de artistas mais ouvidos da Deezer em 2020. Além disso, em lista divulgada pelo YouTube, o clipe “Basta Você Me Ligar (Ao Vivo)”, com Xand Avião, foi o quarto mais visto na plataforma neste ano. É o piseiro e o Brasil, mais uma vez, ganhando o mundo!

Agora diz aqui, você conhece outros cantores internacionais que também adoram fazer uma graça com hits brasileiros? Compartilha aí com a gente!

***

Colaborou Diego Souza Carlos

voltando pra home