Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Clipes em animação foram a solução encontrada por muitos artistas durante a pandemia (Reprodução)
"Hallucinate" (Reprodução), "Cry About It Later" (Reprodução) e "My Future" (Reprodução)
MELHOR DE 2020

Dua Lipa, Katy Perry e mais: os 20 clipes de animação mais criativos de 2020

Em 2020, as coisas não saíram segundo o planejado por conta da pandemia de Covid-19. Com isolamento social e novas normas de segurança sanitária, shows precisaram ser cancelados, impossibilitando a realização da maioria dos projetos voltados pra cultura.

Mesmo com lançamentos de álbuns aclamados, entre eles “Futuro Nostalgia”, “Disco” e “Chromatica”, a parte audiovisual que ainda não havia sido realizada precisou ser repensada. Enquanto algumas divas decidiram não lançar novos clipes, outros artistas se jogaram nas animações, um formato esperto pra tempos em que o contato físico não é a melhor edição. Um viva os profissionais da computação gráfica!

O público até chiou no início, mas depois rolou aquela aceitação.  Não podemos negar que esta foi uma ótima ideia pra que a música não parasse. Sem arte é impossível viver!

Nessa onda de clipes divertidos, super criativos, rolou muita coisa interessante. Nesta lista, você confere os 20 clipes de animação mais legais que chegaram nos últimos meses. Não deu pra fazer um ranking, mas ó: tem muita gente fina!

Dua Lipa – “Hallucinate”

Parte do álbum “Future Nostalgia”, a faixa ganhou um vídeo com visual bem semelhante ao dos desenhos transmitidos na televisão durante os anos 1980. A produção é uma viagem colorida e psicodélica, que começa após a versão animada de Dua sentindo o perfume de uma flor alucinógena. O que acontece depois? Só dando play pra descobrir.

Duda Beat – “Pro Mundo Ouvir”

Com o vídeo de “Pro Mundo Ouvir”, Duda Beat encerrou um ciclo iniciado em 2018 com a estreia do LP “Sinto Muito”. Na produção, a artista pernambucana considerada rainha da sofrência parte em uma viagem pela galáxia enquanto propaga uma mensagem do amor através das batidas ritmadas da música. As imagens coloridas se contrastam com o fundo escuro do espaço, dando amplitude cósmica para aventura.

The Weeknd e Doja Cat – “In Your Eyes (Remix)”

O remix de “In Your Eyes” trouxe um reforço especial: Doja Cat. Seguindo uma estética urbana e respeitando a narrativa da era “After Hours”, vemos uma versão “cartoonesca” de Abel passeando por uma cidade cheia de luses. Em grandes telões posicionados ao centro, a representação de Cat chama atenção do personagem, que não consegue tirá-la da cabeça.

Juice WRLD & The Weeknd – “Smile”

Embora “Smile” tenha vazado com outro nome em 2018, a música foi lançada oficialmente com uma ajudinha de The Weeknd. O single póstumo do rapper Juice WRLD trouxe uma animação que mostra a namorada dele, Ally Lotti, relembrando bons momentos através de fotos. WRLD aparece no vídeo com asas de anjo.

Megan Thee Stallion – “Savage”

Infelizmente, a gente acabou não vendo um clipe para o remix de “Savage” com Beyoncé. Contudo, em maio, Megan Thee Stallion lançou um vídeo animado para a versão original da canção, que viralizou no TikTok. A produção acompanha a personagem principal tentando recuperar a mixtape “Ratchet” das mãos de uma gangue. Porrada, corridas de moto e dança em clima futurista!

Billie Eilish – “My Future”

Billie Eilish também se jogou no mundo das artes. Para o emotivo single “my future”, trouxe uma versão de si que canta para a lua, sozinha em uma floresta. A chuva cai e ela encara a própria companhia em poças d’água. Mas, depois da tempestade, a calmaria esperançosa surge e um mundo colorido nasce.

Pabllo Vittar – “Rajadão”

Levanta a mão pro alto e sente! Pabllo Vittar lançou o aguardado clipe de “Rajadão” que, em formato híbrido, trouxe uma versão animada da queen. Misturado a cenas reais, o registro mostra a cantora se libertando de correntes em uma jornada que culmina em sua transformação em anjo, rompendo uma forte tempestade que escureceu os céus.

Katy Perry – “Cry About It Later”

O lançamento do disco “Smile” veio durante a pandemia, mas isso não quer dizer que Katy Perry deixou de lançar clipes para a era. A cantora criou um série de vídeos animados para as canções e no registro de “Cry About It Later” vemos uma versão feiticeira da artista, que viaja a bordo de uma vassoura, mas encontra dificuldades para encontrar um amor.

Tássia Reis – “Inspira, Try”

Olha o pop-br! O vídeo de “Inspira, Try” mostra uma representação de Tássia em uma rotina cansativa de shows, que parece já ter se tornado um pouco entediante. Retrô, a narrativa mostra a personagem afogando as mágoas em drinks, enquanto vai a festas e canta para o público.

The Strokes – “Ode To The Mets”

Para o clipe de “Ode To The Mets”, os Strokes misturaram animação e imagens reais. O vídeo começa com um fliperama abandonado e cada verso da canção leva a narrativa a uma nova era. As cidades estão vazias e todas atividades humanas parecem interrompidas.

Gorillaz, Elton John & 6LACK – “The Pink Phantom”

Parceria do projeto “Song Machine Season One”, Gorillaz trouxe Elton John e 6LACK para um mundo fictício. No clipe, vemos a tradicional animação de Damon Albarn e John estilizado. A versão cartoon do britânico aparece sentada ao piano. Ficou tudo muito fofo! Já o rapper 6LACK adentra a narrativa com uma aura vibrante de luzes.

J Balvin – “Azul”

O álbum “Colores”, de J Balvin, rendeu um vídeo para cada canção. No clipe de “Azul”, acompanhamos uma versão 3D bem realista do astro colombiano. Solitário, tendo somente a companhia do cachorrinho, ele compra uma robô para ser a companheira dele. Contudo, ela o trai e as coisas saem do controle.

Artur Nabeth – “Mitos”

O vídeo veio inspirado pela estética de videogame dos anos 1980. O clima é pessimista, um futuro não muito longe, em 2030. No ano, o governo continua o mesmo que o atual, após uma quarta reeleição consecutiva. Um detetive busca por uma criança desaparecida. Quem será que encomendou o sumiço?

BTS – “We are Bulletproof : the Eternal”

“We are Bulletproof : the Eternal” fez parte das celebrações da BTS Festa, que marcaram o aniversário da estreia do grupo. A animação trouxe a jornada de personagens baseados nos Idols, em uma luta contra o medo e incertezas, até a chegada a um bom momento.

Papatinho, Will.i.am e Kevin o Chris – “5 Estrelas”

No vídeo divertido e bem colorido de “5 estrelas”, Papatinho, Will.i.am e Kevin o Chris entram em uma espécie de viagem imaginária muito louca, cheia de diversão e desejos. Em meio a toda essa loucura caótica, eles até se encontram para dançar. Sim, o trio manda uns passinhos na pista de dança de uma boate.

Kevin O Chris e MC Kekel – “Vai Rabetão”

Vamos de funk? No clipe da animada “Vai Rabetão”, as versões animadas de Kevin o Chris e MC Kekel cantam e agitam a galera em um show, enquanto outros personagens dançam ao som do single. As representações dos cantores ficaram simplesmente perfeitas!

Tate McRae e Lil Mosey – “Vicious”

No vídeo de “Vicious”, Tate McRae aparece chateada por conta do termino de um namoro. Ela decide sair para espairecer, mas acaba encontrando o ex com uma nova crush. Para piorar, o cara dá um colar idêntico ao de McRae para a garota. Raivosa, a versão animada da cantora sai expelindo raios por toda cidade.

***

voltando pra home