Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

MELHOR DE 2020

Descubra a “Mariah Carey” de cada país! Quem faz sucesso na época de Natal?

Dezembro chegou e com ele o espírito natalino! A busca por panetones, o tira e põe da uva passa, as piadas do tio do pavê… sem contar as músicas que nos fazem querer ficar perto de quem a gente ama (mesmo que, neste ano, o FaceTime é quem dita as regras).

Não precisamos nem discutir o fato de que “All I Want for Christmas Is You”, da Mariah Carey, é o maior hino de todos os tempos quando o assunto é festas de fim de ano. A faixa, que todo ano ressurge das cinzas nessa época, alcançou em 2020 o #1 da parada Billboard Hot 100 pela terceira vez em 25 anos.

Além disso, está no topo dos charts em diversos países e figura entre as mais tocadas nas playlists da época no Spotify. Mas é como próprio dizer bíblico: nem só de Mariah vive o Natal, ou melhor! Nem só de pão vive o homem.

Por isso mesmo nós nos questionamos: “Quais músicas são referência nessa época do ano em outros países?”. Nesta lista você conhece quem bomba nessa época em países como Jamaica, Itália e Japão e, quem sabe, até dá aquela atualizada na playlist de final de ano.

Brasil

Então é natal e o que você fez?”. Fala sério, esses versos nunca vão sair da sua cabeça e seguirão tocando décadas adentro. Trata-se do início de “Então é natal”, clássico da Simone que embala a noite de muitas famílias no dia 25 de dezembro. A data, aliás, dá título ao disco da diva que ostenta a canção, um cover em português de “Happy Xmas (War Is Over)”, composta por John Lennon e Yoko Ono.

Lançado em 1995, esse sucesso gerou controvérsia por trazer um tom mais alegre à letra original, que critica guerras que ocorriam no mundo nos anos 1970. O negócio foi subverter esse sentido, transformando a canção em um poema sobre paz, reflexão e união. É de longe o maior símbolo das festividades no Brasil.

México

No México e em outros países de língua espanhola, “El Burrito de Belén” (O burrinho de Belém) faz o maior sucesso nas festas de final de ano. A música fala sobre uma caminhada até Belém, em Israel, para ver o menino Jesus. Entre outras regravações, o clássico já ganhou uma versão na voz do cantor colombiano Juanes e mais recentemente pela banda mexicana Matute. Sucesso nas rádios e ó, vale a pena dar uma espiada, viu? Repaginada, a canção ficou mais agitadinha e promete embalar a ceia em uma proposta menos “previsível”.

Itália

Tu scendi dalle stelle” (Você desceu das estrelas) é o canto natalino mais famoso na Itália. Composta no século 18 por nada mais, nada menos que o santo Afonso Maria de Ligório, a música fala do menino Jesus, que nasceu em Belém e é a luz do mundo. Entre as incontáveis versões alternativas existentes, existe até uma em inglês na voz de Johnny Mathis, em “When the child is born”.

Mas não é o único sucesso, tá? Vale lembrar que a maior estrela pop do país, Laura Pausini, também se arrisca a cantar sucessos voltados pra esse momento do calendário. Em 2017, a gata lançou o disco “Laura Xmas”, que reúne clássicos natalinos gravados em parceria com a Patrick Williams Orchestra. Entre os destaques está sua versão de “Noite Feliz”, chamada lá de “Adeste Fideles”.

Japão

Apesar do país ter uma população cristã em sua minoria, o Japão se enfeita e muito bem para comemorar as festas de fim de ano. “Christmas Eve” (“クリスマス・イブ” ou “Véspera de Natal”), do cantor Tatsuro Yamashita, é uma das canções que mais remetem à época para os cidadãos nipônicos. A produção, lançada em 1983, não fez muito sucesso em seu lançamento, porém, seis anos depois se tornou líder em execuções nas rádios e emissoras de TV do país. O sucesso tem explicação: um comercial institucional de uma companhia de trens que a utilizou como trilha sonora de uma história de amor.

França

Escrita por Raymond Vincy e Henri Martinet, a canção “Petit Papa Noel” (Pequeno Papai Noel) fala de uma criança falando com o Papai Noel, pedindo a ele que não esqueça de seu presente. A música é tão famosa que ganhou uma interpretação na voz de Céline Dion e fez parte do seu segundo álbum em francês, “Céline Dion chante Noël”, lançado em 1981. Clássico!

Jamaica

No país do Reggae, também há uma gravação chamada “All I Want For Christmas”, só que um pouco diferente da qual conhecemos. O cantor Ini Kamoze gravou a canção, que foi lançada no álbum “Natty And Nice: A Reggae Christmas”, uma coletânea de diversos artistas. Assim como Mariah, a composição enfatiza que o cantor não quer presentes caros ou as obviedades de Natal, mas deseja um pouco mais de consciência.

Agora, só pra gente terminar com ela, a grande e atual rainha do Natal nos EUA, vamos ouvir pela milésima vez, sim!, a versão original de “All I Want For Christmas Is You”, tirada do disco de 1994, “Merry Christmas”.

E você, tem alguma música que só de ouvir te lembra o Natal? Conta pra gente!

***

Colaborou para o Papelpop: Alan Victor

voltando pra home