Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

"Os Estados Unidos vs. Billie Holliday": longa retrata luta do ícone do jazz contra o racismo (Reprodução)
Billie Holiday em clipe de "Strange Fruit" (Reprodução)
cinema

Billie Holiday: ícone do jazz terá cinebiografia em 2021

Billie Holiday, a lenda do jazz, terá a sua história (ou ao menos uma parte importante dela), retratada em uma cinebiografia dirigida por Lee Daniels (Preciosa, 2009) e estrelada por Andra Day, cantora mega talentosa de soul, R&B e jazz (apadrinhada por ninguém menos que Stevie Wonder).

Em sua curta trajetória de vida, Billie Holiday foi uma cantora que lutou contra a discriminação racial, foi polêmica, e usava sua arte e sua voz para fazer críticas sociais e políticas. Um dos seus maiores sucessos, “Strange Fruit” (1939), tornou-se um dos símbolos em prol dos direitos civis dos negros, e chegou a ser nomeada “a canção do século” pela revista TIME em 1999.

“Árvores do sul produzem uma fruta estranha,
Sangue nas folhas e sangue nas raízes,
Corpos negros balançando na brisa do sul,
Frutas estranhas penduradas nos álamos (…)”

O filme, que recebeu o título de “Os Estados Unidos vs. Billie Holliday” (The United States vs. Billie Holiday), irá mostrar a cantora como alvo do FBI, sob acusação de uso e porte de drogas, e o motivo para a perseguição seria a luta da cantora em defesa dos direitos civis dos negros, e a repercussão da música “Strange Fruit”, uma canção política que não passou despercebida pela sociedade e pelas autoridades locais. O ator Trevante Rhodes (Moonlight, 2016) também estará presente no longa, atuando como um agente disfarçado. Além da carreira da cantora, também serão retratados no filme: seus romances, gostos por jóias finas, etc.

Esta será a estreia da cantora Andra Day nos cinemas. O diretor Lee Daniels se deu conta de que ela era perfeita para o papel após vê-la nas audições de testes para o filme. Em declaração a Vanity Fair, ele diz:

“Ela não estava atuando, ela estava apenas desnudando sua alma.”

Conheça o trabalho de Andra Day:

 

O drama tem a estreia prevista para 12 de fevereiro de 2021.

Já estamos ansiosos para ver a vida deste ícone nas telonas!

voltando pra home