Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Faixa faz parte de projeto lançado no mês da Consciência (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
música

Baco Exu do Blues exalta dores e lutas do povo preto no single “Tommie Smith”

Nesta sexta-feira, 20 de novembro, o Brasil para a fim de solenizar o Dia da Consciência Negra. Mesmo que episódios de brutalidade e violência continuem sendo corriqueiros em todo o país, nomes como Baco Exu do Blues usam seu poder criativo para construir um novo degrau na luta contra o racismo.

O rapper acaba de lançar o clipe de “Tommie Smith”, faixa que leva no título o nome de uma das maiores vozes do movimento negro. O atleta norte-americano, símbolo do chamado “black power”, tornou-se conhecido por ter vencido a prova dos 200 metros rasos nos Jogos Olímpicos de Verão, realizados no México, em 1968.

Sua coragem e projeção foram potencializadas ao subir ao pódio, tornando-se o primeiro atleta da história a cerrar os punhos saudando o povo preto. Na letra, Baco realiza uma homenagem que passeia por feridas abertas, dores e privilégios.

“Uma vez me falaram que todo preto é igual,
mas o que difere o ceu glorioso do asfalto sujo?”

“Tommie Smith faz parte do projeto “Bandele”, liderado pelo artista e que apresenta músicas inéditas no mês da consciência. O título, que significa “nascidos longe de casa”, vem da palavra “bandele”, originada na Nigéria. Participam ainda Celo Dut, Dactes, Maya, Vírus e Young Piva.

voltando pra home