Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Divulgação)
música

AYOM faz sua estreia com álbum multicultural cheio de ritmos, dança e conexões simbólicas

O coletivo AYOM chega com seu álbum de estreia homônimo, e com ele, traça caminhos sonoros com elementos culturais que vêm da África, Américas e Europa. Formado por imigrantes, Ayom abre seu álbum com a faixa “Exu”: orixá que é o mensageiro que conecta humanos a entidades divinas, aproximando-os.

Uma criação de Jabu Morales, compositora, cantora e líder da banda, a música sintetiza, com perfeição, a abertura desse portal entre mundos, tornando-os acessíveis, palpáveis. Sobre a profundidade e simbolismo da canção, Jabu diz que:

“Exu é uma música que contempla o sagrado, mas da forma que a África nos ensina conectar com o sagrado, em seu dia-dia, em seu canto, em seu corpo, nos elementos da natureza. Um grande legado que nos brinda o berço da humanidade. Exu apresenta a profundidade presente no processo de composição do grupo, uma viagem rítmica que orienta o som do projeto e revela a paisagem sonora AYOM, por isso sua escolha para a abertura do álbum”

 

Assista ao belo videoclipe, dirigido pela artista multimídia Bianca Turner:

 

Seguindo o conceito que inspirou a composição de EXU, as demais faixas do álbum, 12 no total, refletem o próprio perfil do grupo. Ayom é o “Senhor da música” que vive dentro do tambor, uma entidade presente em várias culturas antigas do mundo, na África, na América Latina e também na Europa. O protagonismo do tambor, assim como a presença de Ayom nestas diferentes culturas, abraçadas pelo grupo, fizeram então a homenagem à entidade, a partir da escolha do nome do grupo, perfeita e mais que apropriada.

 

Capa do álbum “AYOM”, 2020 (Divulgação)

 

O Grupo

Composto pela brasileira Jabu Morales, pelo italiano Alberto Becucci, o ítalo-grego Timoteo Grignani e o angolano Walter Martins. Colaboram com o coletivo, Ricardo Quinteira e Olmo Marin.

Jabu tem três discos autorais lançados no Brasil e na Europa e um trabalho no mundo da percussão e da brincadeira popular brasileira. Alberto assina a produção do álbum e a maioria das letras em parceria com a Jabu, além de compor músicas para o cinema e o teatro; Timoteo possui uma vivência completa: na música, no circo, no teatro e na dança; Walter é dançarino e DJ, contribuindo para o beat do grupo.

 

Escute o álbum “AYOM” nas principais plataformas digitais:

Spotify | Apple Music | Deezer

voltando pra home