Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

A cantora Salem (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
música

Viral no TikTok com “Mad At Disney”, Salem Illese fala sobre música, boas composições e filmes favoritos

Vocês acham que criar uma música que bomba no TikTok é para qualquer um? Pode até ser, mas esse não foi o caso da cantora Salem Illese, que colhe os frutos de uma jornada como compositora (sabe como é, aluna da prestigiada escola Berklee College of Music, cof cof). 

Chegou agora? Saiba: Salem explodiu nas plataformas com o viciante single “Mad At Disney”, no qual desabafa sobre as frustrações de crescer como uma jovem iludida pela magia irreal dos filmes de princesas. 

Ainda processando a rápida fama que o aplicativo lhe garantiu, a jovem artista falou ao Papelpop a fim de comentar o momento no qual percebeu que as coisas tinham mudado e, claro, revelar algumas curiosidades. Sabe qual é o filme da Disney favorito dela? Se liga!

PAPELPOP: Pensei da gente começar a entrevista com você mesma contando pra gente, resumidamente, como que você chegou até aqui!

Salem Illese: Certo! Eu faço música desde que me lembro, estudei dois anos no Berklee College of Music, em Boston, onde estudei composição, performance vocal e produção. Mas então eu desisti há cerca de um ano e me mudei para Los Angeles, onde comecei a fazer sessões de composição, então, basicamente, tentei me encontrar com o máximo de pessoas que pude! Eu escrevi uma tonelada de músicas e, então, cerca de dois meses atrás, eu assinei com a minha gravadora, Homemade Projects, e lançamos “Mad At Disney”, que milagrosamente explodiu! Hahaha! Algo pelo qual estou muito grata!

Sobre Mad at Disney: você imaginava que a música ia viralizar? 

 Não, eu não esperava que explodisse! É algo realmente insano! Lembro-me de quando percebi que a música estava começando a se tornar viral no TikTok, que tentei assistir todos os vídeos!

Essa é uma tarefa difícil!

Eu acho que assisti uns 2.000 TikToks!

Uau, ok!

Sim! Hahaha! Mas então comecei a odiar os primeiros 15 segundos de “Mad At Disney”, então percebi que provavelmente deveria parar de assisti-los! Haha!

E qual foi o momento que caiu a ficha que as coisas tinham tomado uma proporção muito grande?

Eu postei um cover cantando “Mad At Disney” no meu quarto, depois fui ao mercado fazer compras com meu namorado e, quando fomos embora, eu olhei para o meu celular e vi que o vídeo tinha 17.000 reproduções! Eu disse “Não é possível” e, cinco minutos depois, nós entramos no carro e o vídeo estava em 30.000! Eu me lembro de dizer “Não tem como isso estar certo”, porque os números continuavam subindo! E, no final daquele dia, o vídeo chegou a um milhão de curtidas! Então, sim, é diferente de tudo que eu já vi antes!

Agora que você mencionou ter ido para a faculdade como compositora, eu tenho que perguntar qual você acredita ser o segredo de uma boa letra de música?

Eu só acho que uma boa letra faz você pensar sobre as coisas. A parte mais difícil de escrever é tentar dizer algo que foi dito e que é compreensível, mas dizer de uma forma nova e diferente, então … É sobre pegar tópicos e conceitos comuns, mas dar uma nova cara para eles.

 Como compositora, você tem alguma referência especial?

Tantos! Eu cresci ouvindo David Bowie, The Beatles … The Killers é minha banda favorita. Atualmente estou ouvindo tantos grandes artistas como Alexander 23, Benjamin, Sasha Sloan … Eu amo as letras dela! Lorde também, obviamente! Eu sinto que todas as músicas que me inspiram são aquelas especialmente com ótimas letras. Eu adoro uma música que você pode procurar a letra, ler tudo e curtir, mesmo que não esteja ouvindo, sabe?

Como uma artista nova, pensei em te perguntar algumas das suas coisas favoritas, porque sinto que elas dizem muito sobre quem você é! Então eu gostaria de saber seu álbum, música, filme favoritos e, pra mantermos o tema, seu filme favorito da Disney.

Eu sou uma pessoa muito indecisa, então isso vai ser muito difícil! Haha! Mas ok … Então, o álbum favorito é “Melodrama”, da Lorde. Lembro-me que estava de férias a primeira vez que o ouvi! E ouvi, tipo, umas 5 vezes seguidas, só porque não conseguia acreditar no quão incrível aquele álbum era! Até hoje eu ainda percebo algumas letras das músicas desse álbum que eu não tinha percebido antes e isso é sempre tão legal!

Ouvir Lorde é a experiência completa, né?

É tão incrível, sim! Então, a minha música favorita… Eu tenho que dizer “Skinny Love”, do Bon Iver, só porque eu sempre fazia um cover dessa música no colégio! “Skinny Love” sempre foi minha música favorita porque era fácil de tocar no piano e ia muito bem com meu alcance vocal. E eu também queria ser como Norah Jones, com vibes de supercompositora e eu só cantava músicas acústicas … Haha! E é uma música linda também!

Tão linda! E o filme favorito e filme favorito da Disney?

Eu adoro filmes dos anos 80, então “Bonequinha de Luxo” é um dos meus favoritos, com certeza! Eu provavelmente já assisti mais de 100 vezes agora, porque é tão icônico! E o meu filme favorito da Disney é “Valente”, porque a Merida é a princesa mais legal de todos os tempos. Ela é tão durona!

Salem, estamos ficando sem tempo, então minha última pergunta é para você descrever sua música em 3 palavras.

Ai, outra pergunta difícil! Deixe-me pensar… Ok, então eu acho que jovem – porque eu falo muito sobre coisas da infância -, introspectiva e Salem! Hahaha!

***

voltando pra home