Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Projeto fez sucesso no Brasil e chegou a ser relançado com versões em português (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução
música

Vídeo: Shakira reage às canções de “Pies Descalzos”, disco que acaba de completar 25 anos

Pode não parecer, mas “Pies Descalzos“, primeiro álbum de Shakira lançado em nível internacional, completou nesta semana 25 anos. Febre no Brasil no fim dos anos 1990, o projeto é considerado um dos mais importantes discos de rock em língua espanhola, servindo como referência para novas gerações.

Decisivo para que a discografia da musa colombiana pudesse prosperar, o disco deu origem a hits como “Estoy Aquí”, “Dónde Estás Corazón” e “Antología” – todas elas canções que não podem ficar de fora do set. Em uma série de ações voltadas para a celebração da data, a cantora aceitou o desafio de reagir às primeiras canções que a levaram ao posto de popstar.

Divertida, Shakira revelou em vídeo algumas de suas inspirações, bem como curiosidades dos dias de estúdio. Uma dessas diz respeito à balada “Pienso En Tí”, gravada em meio a uma brincadeira dos engenheiros de som. “Nos meus fones eu ouvia o tic tac de um relógio [em referência à letra] e decidi avisar o que estava escutando”, lembra. “Me disseram que não se passava nada, estavam todos de acordo, mentindo. Comecei a chorar e, veja o que fizeram com uma menina de 17 anos. Que inocência! Achei que estivesse tendo uma alucinação”.

A artista também falou sobre o caráter revolucionário que seus videoclipes tiveram na cena colombiana e o emprego da arte surrealista na estética da faixa-título. “O primeiro clipe que gravei foi ‘Dónde Estás Corazón’ e foi o primeiro neste formato cinematográfico feito na Colômbia se não estou enganada. A música pop local não dava muita bola pra isso, a atenção estava concentrada na música local, tropical… e os cantores pop tinham que fazer vídeos em formato televisivo. Deu um upgrade nas coisas”.

O álbum

Também para comemorar a data, Shakira lançou uma sessão especial em sua loja online em que podem ser adquiridas camisetas, blusas e até um chapéu personalizado da era “Pies Descalzos”. Os produtos custam entre US$ 30 e US$ 35 dólares. Você pode adquiri-los clicando aqui.

 

Responsável por alavancar sua carreira após dois lançamentos fracassados, de curto alcance, o álbum vendeu apenas no Brasil o montante de 1 milhão de cópias físicas. Com letras inteligentes que traziam referências oriundas das artes plásticas, da sociologia e da filosofia, as 11 canções do LP questionavam abertamente os valores e as pressões sociais que inquietavam a intérprete.

Com produção de Luís Fernando Ochoa, que viria a se tornar seu grande parceiro musical, a narrativa como um todo falava diretamente para o público jovem – o que acabou levando gerações a se espelharem na coragem e na sinceridade da cantora. Ouça no seu streaming predileto!

Spotify | Deezer | Apple Music 

voltando pra home