Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Série também está disponível na Globoplay (Foto: Divulgação)
televisão

“Sob Pressão”: episódios especiais destacam defesa da saúde pública e lado humanizado da pandemia

“Quem são as pessoas por trás das máscaras?”, pergunta a médica Carolina em um dos novos teasers de “Sob Pressão: Plantão Covid“. Um dos maiores sucessos de audiência da Rede Globo, a série retorna nesta terça (6), após “A Força do Querer”, para uma temporada especial com dois episódios. O enredo não poderia ser outro: com a chegada da pandemia, houve uma urgência de mostrar como os personagens enfrentariam a Covid-19.

Mais do que revelar o que se passa dentro de um hospital de campanha, a personagem de Marjorie Estiano, indicada ao Emmy Internacional de Melhor Atriz em 2019, convida o espectador a encarar a doença sob uma ótica humanizada, que transcende o saldo de mortos, expresso por números pouco afetuosos.

Para o elenco foi unânime a dificuldade de retomar as atividades, ainda que o formato da série, ambientada em um hospital, tenha facilitado o cumprimento dos rígidos protocolos de segurança. A preocupação da equipe poupou, inclusive, Drica Moraes de comparecer ao estúdio. Na pele de Vera Lúcia desde a terceira temporada, a atriz faz parte do grupo de risco da doença e, por isso, gravou sua participação de casa.

“Quando recebi o convite pra gravar foi surpreendente. Fiquei feliz em retornar porque soubemos que era possível voltar a atuar em meio ao que tem acontecido. Mas ao mesmo tempo existem desafios enormes pra conseguir colocar tudo em prática”, explica Bruno Garcia.

Gravada ao longo de 21 dias no último mês de agosto, a produção volta um pouco no tempo e se situa em entre os abril e maio de 2020, quando as pessoas começavam a sair de casa e não raro era possível ver largas avenidas em capitais como Rio e São Paulo praticamente vazias.

“Quando a pandemia começou era inevitável associar a crise mundial a um programa de TV que fala de saúde. Choramos muito escrevendo os capítulos”, conta o roteirista, Lucas Paraízo. Apesar de haver uma ampla cobertura jornalística sobre o assunto, a crise de saúde não permite que profissionais de imprensa entrem em hospitalares – aspecto que inviabiliza a construção de narrativas sensíveis sobre o assunto.

Para que houvesse um distanciamento crítico na criação do roteiro, o médico Márcio Maranhão, autor do livro “Sob Pressão: A Rotina de Guerra de um Médico Brasileiro” e atuante na linha de frente do combate à doença, serviu como consultor dos programas especiais.

Vem daí a ideia de montar um hospital de campanha nos estúdios Globo. Com a experiência, o elenco sentiu na pele o que acontece dentro das cortinas de lona que tenta reproduzir a pressão de salvar vidas em meio a leitos lotados.

Embora a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), um tema amplamente discutido no espectro social, seja levada para a dramaturgia por meio dos novos episódios de “Sob Pressão”, o roteirista Lucas Paraízo afirmou que não deve haver críticas à atual conjuntura do Ministério da Saúde, marcada por trocas de ministros e denúncias de corrupção. “Embora seja espelhada na realidade, é uma obra de ficção. Não é nenhum tipo de denúncia gratuita, não é pra criticar ninguém, estamos defendendo a saúde pública”.

Nesta edição, o público também vai conhecer novos personagens. Além dos atores David Junior e Roberta Rodrigues, que darão vida à enfermeira Marisa e o doutor Mauro, a série promete novidades em seu sentido estrutural ao voltar no tempo para contar a história do médico Evandro.

Interpretado no presente por Julio Andrade, o protagonista revisita o próprio passado na pele do irmão, Ravel Andrade. As lembranças se inserem na narrativa a fim de oferecer ao espectador respostas sobre o que levou o jovem a escolher a medicina como profissão.

A trilha sonora, como já esperado, deve dar aquela força na hora de despertar a emoção do público. Está prevista para o segundo capítulo a estreia de uma música interpretada por Gilberto Gil e Chico Buarque. “Estamos guardando a sete chaves, porque é um hino do momento”, diz o diretor, Andrucha Waddington. “Quando vocês ouvirem, verão o quanto casa com a narrativa, o quanto a letra é profunda”.

Questionado sobre como serão os reflexos da pandemia na quarta temporada, ainda sem previsão de estreia, o também cineasta se apoiou em situações reais a fim de dar pistas do que esperar. “Tomemos como exemplo a queda do número de casos de infecção hospitalar dentro dos hospitais, ou mesmo a diferença entre como era a vida antes e depois. Ainda é cedo pra dizer, mas a Covid parou o mundo. É inevitável que não haja consequência.”

***

Os novos episódios de “Sob Pressão” estreia nesta terça-feira (6), após a edição especial de “A Força do Querer”.

voltando pra home