Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

música

Amamos o disco novo da britânica Lianne La Havas (e queremos que você ame também)

Volta e meia surge um artista novo que faz a crítica deitar. Outro dia foi a Lizzo, em outro a Billie Eilish, e pra não ficar só no espectro norte-americano, dá pra citar também Christine and the Queens e Little Simz.

O fato é que no último fim de semana a britânica Lianne La Havas decidiu lançar um dos melhores álbuns já feitos neste denso 2020. Aliás, guarde bem esse nome, porque ele não apenas é promissor, como também sabe usar como ninguém as próprias referências – algumas delas muito conhecidas por nós, brasileiros.

Quebrando as expectativas de um lançamento pop genérico, La Havas bebe na fonte de vários ritmos. Tá entregando um trabalho com composições fortes, bem mais maduras do que as que fazem parte do disco “Blood” (2015).

O que se ouve agora é sobre amor, que se nota bem claro na polidez e na naturalidade com que as canções foram escritas. Tudo pende pra uma perspectiva agridoce ao narrar um relacionamento, um romance intenso que dá certo, mas tão logo desafia.

É meio nostálgico, sim, meio melancólico… passeia pelos confins da introspecção e vai buscar em mestres desse tipo de narrativa suas principais referências. A primeira que deve ser citada aqui é Milton Nascimento e o Clube da Esquina, que influenciam diretamente a sonoridade de “Courage” e “Sour Flower”, duas das melhores.

Existe uma levada de bossa nova, uma suavidade que pouca gente consegue expressar – ainda mais não sendo brasileiro. Mas não é só: filha de pai grego e mãe jamaicana, Lianne mostra que sabe explorar o mundo ao seu redor.

Por isso mesmo decidiu regravar “Weird Fishes”, clássico do Radiohead. Canta baixinho e de uma forma mais iluminada do que a versão original, que é um tanto misteriosa. As palavras na boca de La Havas vão deixando pra trás aquela aura escura e dando lugar a uma atmosfera solar, que é sua.

Já que é noite de sexta, aumente o som e deixe que ela te conduza até a pista de dança (que, neste caso, talvez seja a sala de casa).

voltando pra home