famosos

Madonna, Gilberto Gil, Brad Pitt e mais assinam manifesto pela proteção de indígenas contra a Covid-19

Preocupado com a situação das comunidades indígenas diante da pandemia, o fotógrafo Sebastião Salgado organizou um manifesto com assinaturas de diversas personalidades mundiais para cobrar das autoridades brasileiras a proteção dessas populações contra o coronavírus. A notícia foi publicada pelo The Guardian neste domingo (3).

Entre as celebridades internacionais que assinaram a carta, estão Madonna, Paul McCartney,  Oprah Winfrey, Brad Pitt, Sylvester Stallone, Pedro Almodóvar, Meryl Streep, Ai Weiwei, Tadao Ando e Werner Herzog. O Brasil, por sua vez, está representado pelas assinaturas de Caetano Veloso, Gisele Bündchen, Chico Buarque, Gilberto Gil, Luciano Huck e Fernando Meirelles, além de Salgado e da sua esposa, a designer Lélia.

“Há cinco séculos, esses grupos étnicos foram dizimados por doenças trazidas pelos colonizadores europeus. Hoje, com esse novo flagelo se disseminando rapidamente por todo o Brasil (…) eles poderão ser completamente eliminados, desprovidos de qualquer defesa contra o coronavírus”, diz o manifesto escrito por Salgado, que passou os últimos sete anos fotografando os povos da Amazônia.

De acordo com o documento, garimpeiros selvagens e madeireiros ilegais devem ser expulsos imediatamente das terras indígenas para impedir a importação dessa nova doença, que já matou mais de 240.000 pessoas ao redor do mundo. “Esses povos são parte da extraordinária história de nossa espécie. Seu desaparecimento seria uma grande tragédia para o Brasil e uma imensa perda para a humanidade”, finaliza.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

CCXP25: Tânia Maria chora e Gabriel Leone dá dica valiosa sobre “O Agente Secreto”

No dia em que Wagner Moura e o filme “O Agente Secreto” receberam indicações ao…

1 hora atrás
  • televisão

“Essa fusão deve ser barrada”, sindicato de roteiristas dos EUA se opõe fortemente ao acordo entre Netflix e Warner Bros.

O Writers Guild of America (WGA), sindicato dos roteiristas dos Estados Unidos, juntou-se a outras…

2 horas atrás
  • televisão

CEO da Netflix, Ted Sarandos, diz que o consumidor “prefere assistir a filmes em casa”

O CEO da Netflix, Ted Sarandos, afirmou em entrevista à revista Variety que acha que…

2 horas atrás
  • televisão

Arlete Salles se afasta das gravações de “Três Graças” após forte gripe, diz colunista

As gravações de “Três Graças” precisaram ser reorganizadas nos últimos dias. O motivo foi uma…

7 horas atrás
  • cinema

Critics Choice 2026: Wagner Moura concorre em duas categorias por “O Agente Secreto” e “Ladrões de Drogas”

ORGULHO NACIONAL! Wagner Moura aparece em dose dupla na lista de indicados ao 31º Critics…

8 horas atrás
  • música

Gabriel Leone, além de um ator incrível, se aventura na música: ouça o single “Nós Dois”

Calma. A gente não errou a editoria, não! Gabriel Leone, ator brasileiro incrível com projetos…

9 horas atrás