Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

música

Spotify libera função em que fãs podem fazer doações para artistas durante a pandemia

O Spotify anunciou na tarde da última quarta-feira (22) o lançamento de uma função no aplicativo que permite que artistas arrecadem fundos diretamente em seus perfis. Fruto de uma parceria com três das maiores plataformas financeiras online, PayPal, Cash App e GoFundMe, a iniciativa visa dar apoio a criadores e produtores durante a pandemia do novo coronavírus, que afeta profundamente o setor.

Batizado como Artist’s Fundraising Pick, o serviço permite que o artista insira em sua página na plataforma um destino específico para a captação de eventuais recursos. Assim os fãs podem apoiá-los enquanto shows e demais atividades que envolvam aglomeração não sejam permitidos pelas autoridades.

A medida deve beneficiar especialmente artistas que trabalham de forma independente, ou seja, livre de contratos com gravadoras. O dinheiro coletado poderá ser usado tanto pelos criadores, quanto no fomento de organizações que participem do Spotify Covid-19 Music Relief, fundo criado no último mês para auxiliar membros da indústria em situação de vulnerabilidade.

A má notícia é que, por enquanto, a novidade só está disponível para residentes nos Estados Unidos e no Reino Unido. Contatada pelo Papelpop, a assessoria do Spotify informou por meio de nota que há planos de expansão para outros países, incluindo o Brasil, mas ainda sem previsão. No entanto, não há restrição para doações internacionais, que serão direcionadas para um fundo de arrecadação geral.

“Esperamos adicionar mais parceiros de captação de recursos em breve. Qualquer artista do mundo pode aproveitar a opção de arrecadar fundos para uma das organizações selecionadas que participam do projeto Spotify COVID-19 Music Relief e os fãs de qualquer mercado também podem contribuir para qualquer membro do Artist Fundraising Pick. Então, enquanto as opções de Artist Fundraising Pick não estão disponíveis para artistas em todos os mercados, existe uma opção para todos. Estes são apenas parceiros iniciais confirmados. Esperamos adicionar mais assim que possível.

O “Spotify Covid-19 Music Relief” foi criado ao lado de parceiros de toda a indústria para discutir formas de arrecadar dinheiro e recomendar ao público ONGs verificadas que tem como objetivo ajudar pessoas que vivem de música e que, por conta do avanço da doença e do iminente isolamento social, passam por dificuldades.

voltando pra home