Menu Papel POP

Oscar de Melhor Filme: uma lista imperdível com indicados dos últimos anos

Uma coisa é certa: a cada início de ano nós somos imediatamente invadidos por uma sensação de expectativa. É que é nesta época em que rola o anúncio dos indicados ao Oscar! Em 2020 presenciamos a 92ª entrega desta honraria, considerada a “meca do cinema”, a mais importante noite de celebração da sétima arte.

Fazendo um breve retrospecto é possível perceber quantos filmes maravilhosos chegaram às telas ao longo dessas 9 décadas. São histórias comoventes, ou mesmo divertidas, que nos envolvem ao ponto de as lágrimas caírem sem dificuldade. São tramas deliciosas que fazem com que fiquemos grudados na poltrona até que os créditos subam.

Em tempos em que o cinema deve ser transferido para a sala de casa, sendo feito com responsabilidade, o Telecine traz para você uma ótima alternativa: seu catálogo imenso, que conta com vários desses títulos que brilharam sob os olhos da Academia. Sabe o que é melhor? Se você ainda não for assinante, os 30 primeiros dias são gratuitos!

Para te ajudar, a gente preparou uma lista com algumas dessas histórias imperdíveis.

O Curioso Caso de Benjamin Button (2009)

Assista aqui.

Vencedor de três estatuetas do Oscar, entre eles Melhor Direção de Arte, Melhor Maquiagem e Penteado, Melhores Efeitos Especiais (foram 13 indicações no total), “O Curioso Caso de Benjamin Button” é um daqueles filmes que nos tiram da zona de conforto. Com uma história cativante em mãos, o diretor David Fincher conduziu a história de um homem que com o passar dos anos vai se rejuvenescendo, ao contrário da mulher que ama, que envelhece como nós, meros mortais. 

Com roteiro de Eric Roth, a narrativa traz ainda uma nova perspectiva de romance, visto que o protagonista conhece Daisy, sua esposa, aos 12 anos, quando ela ainda era um bebê. Entre vários encontros que a vida lhes proporciona, ele vai se apaixonando por ela (já adulta) até perceber que mais cedo ou mais tarde ambos vão encontrar a hora certa para viver esse amor.

Cidade de Deus (2002)

Assista aqui

E vamos de produção brasileira! Dirigido pelo brilhante Fernando Meirelles, “Cidade de Deus” é um dos filmes mais aclamados a nível internacional do cinema nacional. Sobre o que fala? Nas favelas do Rio de Janeiro da década de 1970 dois rapazes seguem caminhos muito diferentes. Enquanto Buscapé é um fotógrafo que documenta por meio de suas lentes a violência e o cotidiano do local, Zé Pequeno se mostra um traficante ambicioso e egocêntrico que usa o trabalho do rapaz para promover sua pose de durão. 

Vamos às indicações: foram quatro no total! Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia. Não levamos nenhuma, infelizmente, mas fizemos com que o nosso país mais uma vez cravasse seu nome nos anais da história. No elenco, Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino, Phellipe Haagensen, Matheus Nachtergaele, Seu Jorge, Alice Braga… muita gente preciosa!

Infiltrado na Klan (2019)

Assista aqui.

Em 2019 nós vimos Spike Lee, David Rabinowitz, Charlie Wachtel e Kevin Willmott levarem para casa a estatueta de Melhor Roteiro Original, uma das mais importantes do Oscar, por seu trabalho em “Infiltrado na Klan”. O longa, uma comédia dramática policial, veio baseado no livro autobiográfico de Ron Stallworth, “Black Klansman”, e conta a história de um detetive afro-americano. 

Nos anos 1970, no estado norte-americano do Colorado, ele parte em uma missão nada fácil: infiltrar-se e expôr a Ku Klux Klan, grupo reacionário e extremista que prega a supremacia branca, o nacionalismo e a anti imigração. No papel principal estava o ator John David Washington, que arrasou muito também!

“Dor e Glória”

Crítica | Dor e Glória (Dolor y Gloria) – Host Geek

Assista aqui

O mais recente filme do diretor chamou a atenção tanto da crítica, dos fãs e do mercado cinematográfico na última temporada de premiações. Não só porque tem uma participação de Rosalía e resgata antigas colaborações do realizador como Penélope Cruz e Antonio Banderas, mas porque é uma obra quase autobiográfica. O protagonista é um cineasta que começa, em dado momento da narrativa, a resgatar memórias de um passado cheio de acontecimentos fabulosos, mas nem sempre felizes. Sua trajetória, sempre aliada a temas muito presentes na vida de seu realizador, ganha novos contornos ao fazer esse exercício.

Duas Rainhas (2019)

Assista aqui.

Vamos falar de ícones? Com Margot Robbie e Saoirse Ronan nos papéis principais, este é um dos melhores filmes de época lançados recentemente. Ambientada no Reino Unido, esta história remonta os dias de glória da realeza quando, ainda criança, Mary se viu prometida ao filho mais velho do rei Henrique II, Francis. Levada até a França, ela vê seu pretendente morrer e retorna à Escócia. É aí que surge a tentativa de derrubar sua prima, a rainha da Inglaterra, Elizabeth I.

Tudo Sobre Minha Mãe (2000)

Foto de Tudo Sobre Minha Mãe - Tudo Sobre Minha Mãe : Foto Cecilia ...

Assista aqui.

O espanhol Pedro Almodóvar, um dos papas do cinema ibero-americano, levou o Oscar de Melhor Filme Internacional na virada do milênio pelo brilhante trabalho que desenvolveu em “Tudo Sobre Minha Mãe”, filme estrelado pela atriz argentina Cecilia Roth. Após ir a uma peça de teatro que terminou com a trágica morte de seu filho Esteban, Manuela chorou até que seus olhos se vissem secos. A partir deste acontecimento ela traça uma conexão entre o passado e o futuro, confundindo-se em uma procura pelo pai do rapaz, que hoje se transformou em uma travesti. Lindo, emocionante e de longe um dos melhores filmes do catálogo do cineasta.

A Invenção de Hugo Cabret (2012)

Rede Globo > filmes - Cena de 'A Invenção de Hugo Cabret' levou um ...

Assista aqui.

Vamos voltar à Paris do início do século 20? Em “A Invenção de Hugo Cabret” somos transportados a uma estação de trem da cidade luz, onde vive o jovem garoto Hugo Cabret. Seu pai, um relojoeiro que trabalha em um museu, descobre um andróide e acaba morto dias depois. Após fazer amizade com uma jovem que tem uma chave que cabe exatamente no fecho que existe no robô, Hugo parte em uma aventura surpreendente. Surpreendente, aliás, é a quantidade de prêmios que o longa levou para casa.

No Oscar 2012 foram 11 indicações, das quais 5 renderam vitórias: Melhor Direção de Arte, Melhor Mixagem de Som, Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Edição de Som.

Titanic (1998)

20 curiosidades para os 20 anos de Titanic | Superinteressante

Assista aqui.

Este daqui é só falar o nome e a gente já começa a ouvir “My Heart Will Go On”, na voz de Céline Dion <3 Em 1912, o navio RMS Titanic realizava uma travessia do Reino Unido aos Estados Unidos com a promessa de ser o veículo aquático mais seguro do mundo – o que não se comprovou, tempos depois, com seu naufrágio. Essa história verídica inspirou o diretor James Cameron na hora de criar “Titanic”, o filme, que narra o amor proibido de Jack e Rose, um artista pobre e uma jovem da alta sociedade britânica que se conhecem durante essa viagem. 

O filme, estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, levou para casa incríveis DEZ estatuetas do Oscar. Indicações foram treze no total. Como tudo mundo já assistiu (e rever sempre é uma ótima opção) a gente pode se permitir fazer uma pergunta: Jack cabia ou não naquela prancha?

As Aventuras de Pi (2013)

Life of Pi review – Ang Lee keeps the story humming along

Assista aqui.

Quer um filme para se emocionar? Então dê play em “As Aventuras de Pi”. Vencedor das estatuetas de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Diretor, Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Visuais no Oscar 2013, o longa conta a história de um rapaz que decide, juntamente com a família, ir para o Canadá após fechar o zoológico da família. O que ninguém esperava era que sua embarcação fosse naufragar e que o mesmo sobrevivesse apenas com alguns animais. Um deles foi um temível tigre de Bengala, animal com o qual desenvolve uma ligação bela e especial – apesar dos riscos.

Eu, Tonya (2018)

Resenha: Eu, Tonya

Assista aqui.

Outro filme baseado em fatos reais, vencedor desta vez do prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante! Nos anos 1990, a patinadora no gelo Tonya Harding viveu o apogeu de sua superação, que envolve a superação de sua infância pobre e sua fama como grande campeã do campeonato de patinação no gelo no Reino Unido. Além disso, ela também brilhou como a segunda colocada do campeonato internacional. 

O que ninguém esperava era que seu nome fosse projetado aos quatro cantos do mundo após um esquema macabro de sabotagem ter sido descoberto. Seu marido, Jeff Gillooly e outros dois ladrões tentaram incapacitar uma de suas concorrentes de participar das Olimpíadas de 1994. Como eles fizeram isso? Quebrando sua perna. Margot Robbie é quem interpreta a protagonista.

Não dá vontade de assistir todos? No Telecine isso é possível e você pode fazê-lo agora! Caso ainda não seja assinante, nunca é tarde para lembrar, os 30 primeiros dias são inteiramente gratuitos! Basta clicar neste link.

* conteúdo oferecido por Telecine

Comentários

Topo