Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Intimus

Onze filmes com mulheres que quebram estigmas femininos

Cleópatra foi sem dúvida a mais importante rainha do Egito Antigo. Valentina Tereshkova, por sua vez, foi a primeira astronauta a chegar ao espaço. Já Madonna foi pioneira em falar abertamente sobre a liberdade sexual feminina na música pop. Ao longo da história são incontáveis os exemplos de mulheres poderosas que se converteram em ícones por sua bravura, talento e força.

Mas elas também abriram portas e mostraram mais do que nunca o quanto é preciso vencer os estigmas do universo feminino. É possível e está mais do que na hora de cada um deles acabar! Esse desejo também está expresso na dramaturgia pois as telas do cinema estão cheias de personagens que mostram o quanto é preciso se empoderar. Por isso mesmo nós decidimos reunir onze filmes que exemplificam bem o estímulo e a necessidade de reflexão sobre a equidade de gênero.

Garota Interrompida

Onde assistir?

Netflix

Apple TV +

Looke

Vamos começar essa lista com um filme que aborda questões ligadas à saúde mental feminina. Em “Garota Interrompida”, clássico absoluto dos anos 1990, imergimos no universo de Claymoore, um hospital psiquiátrico cheio de jovens que, em sua grande maioria, foram taxadas de loucas quando na verdade eram apenas mal compreendidas. Ambientado no fim dos anos 1960, o filme traz no papel principal a atriz Winona Ryder, que assume a missão de encarnar a destemida Susanna Kausen.

Diagnosticada com Transtorno de Personalidade Limítrofe, também conhecido como “Borderline”, ela é enviada para esse lugar e se vê isolada do mundo. Passa dois anos convivendo com meninas que possuem histórias semelhantes à sua até que conhece Lisa Rowe. Essa sociopata elegante é quem organiza uma fuga ao lado de outras duas garotas. Não há mais tempo a perder: é hora de retomar suas próprias vidas!

Resultado de imagem para garota interrompida gif

A Incrível Jessica James

Onde assistir?

Netflix

Apple TV +

Looke

Jessica James é uma garota bem resolvida com seus sentimentos, solteira, sim, mas sozinha nunca. Ela tem seus ideais claros e é dona de uma energia poderosa, contagiante. Interpretada pela brilhante Jessica Williams, a personagem mergulha no filme de 2017 em uma fase de transição após o término de um relacionamento. Tenta segurar a barra ao assumir uma forma muito otimista de enxergar a vida, apesar de ver vários de seus planos dando errado.

Esse filme é maravilhoso pois quebra o estereótipo da mulher solteira, que não precisa estar acompanhada por um homem para dar certo na vida. Vemos aqui uma história de evolução e autoconhecimento feminino. Não há como ver esse filme e não se sentir inspirada a ter novas formas de encarar a vida. “A Incrível Jessica James” é sobre trilhar o seu próprio caminho e incluir pessoas nessa jornada, embora a companhia não seja uma dependência.

Lady Bird

Onde assistir?

Telecineplay

Apple TV +

Google Play

Cinco vezes indicado ao Oscar (e duas vezes vencedor do Golden Globes!) “Lady Bird” já começa sendo uma obra de destaque pelo fato de que, além de ser estrelado por uma garota incrível que atende pelo nome de Saoirse Ronan, sua direção fica nas mãos de Greta Gerwig, brilhante cineasta de Hollywood. Nesta trama, a protagonista é uma jovem que busca se libertar das amarras e dos comportamentos de uma sociedade marcada pela caretice.

Ela é questionada o tempo todo em relação às próprias escolhas, desde o seu desejo de estudar fora, até o uso de seu nome do meio, adotado ainda na adolescência. Com uma personalidade única, a jovem Christine “Lady Bird” McPherson nos emociona e, acima de tudo, inspira! Está disponível no TelecinePlay!

Resultado de imagem para lady bird gif

Adoráveis Mulheres

Onde assistir?

Claro Video

Apple TV +

Ainda encantados com essa parceria de Gerwig e Ronan, vamos citar também a novíssima adaptação do livro “Mulherzinhas”, da autora norte-americana Louisa May Alcott, publicado em 1868. Em “Adoráveis Mulheres”, como foi batizada a obra, somos convidados a imergir nesta história belíssima com um novo olhar. Centrada na vida e na evolução das quatro irmãs March, este filme foi feito para fazer pensar em uma porção de temas femininos muito relevantes até hoje.

No elenco estão ainda Meryl Streep, Laura Dern, Emma Watson, Florence Pugh e Eliza Scanlen. Ou seja, há várias gerações de mulheres aptas a nos mostrar de uma vez por todas o quanto se pode ser o que quiser, em qualquer tempo.

Resultado de imagem para little women gif

Dumplin

Onde assistir?

Netflix

Em “Dumplin”, filme estrelado por Danielle MacDonald e Jennifer Aniston, somos apresentados a Willowdean Dickson, uma garota acima do peso e fora do padrão que cresceu tendo como referência de vida a cantora Dolly Parton. Esse gosto musical foi herdado por uma tia, já falecida, mas diferente da relação que criou com ela, Dickson nunca conseguiu estabelecer laços duradouros com a própria mãe a ex-miss Rosie.

Para protestar, ela decide fazer algo que ninguém esperava: inscrever-se no concurso de beleza da cidade, o mesmo vencido por sua mãe tempos atrás. Mesclando música country, atuações impecáveis e mensagens viscerais sobre protagonismo, a narrativa é livre de clichês e revolucionária!

Resultado de imagem para dumplin gif

O Diário de Bridget Jones

Onde assistir?

Looke

Quem viu Renée Zellweger se dar bem no Oscar 2020 ao levar o prêmio de Melhor Atriz certamente se lembrou de um de seus principais papéis no cinema: Bridget Jones. Na pele desta mulher que vive o auge de seus trinta e poucos anos, ela encara uma série de tentativas de mudança de vida – todas devidamente registradas em seu diário. O filme foi um sucesso quando chegou às telas porque traz várias desventuras profissionais, familiares e românticas em sua narrativa.

Sem grande dificuldade, provoca empatia. Todo mundo tem um pouco de Bridget, vai! Gostaríamos de destacar uma cena icônica do longa em que ela pega um pote de sorvete, se enrola em um cobertor e começa a chorar. Não há nada de errado nisso! Trata-se na verdade um lembrete de que toda garota tem o direito de estar triste e se fazer um mimo – mesmo livre da TPM.

Resultado de imagem para bridget jones diary ice cream gif

Frida

Onde assistir?

Netflix

Amazon Prime Video

Frida Kahlo é considerada a primeira artista surrealista da América Latina e teve sua história contada na cinebiografia “Frida”, vencedora de dois prêmios Oscar em 2003. Lançado no ano anterior, o filme traz como protagonista a atriz Salma Hayek e narra como esta que é considerada uma das maiores pintoras de todos os tempos conseguiu enfrentar as adversidades da vida. Está aqui o grande trunfo de sua história, que em meio a romances, dores e uma busca incessante pela própria identidade artística, mostra-se fascinante.

Frida foi uma mulher que se recusou, ainda que indiretamente, a aceitar qualquer associação à vulnerabilidade. Ao longo de sua breve vida, resistiu a todas as adversidades que lhe foram impostas, desde a deficiência física, provocada por um acidente de bonde na adolescência, até o machismo. Em uma época em que as artes plásticas ainda eram dominadas por homens, ela se impôs e mostrou apenas com seu talento o quanto era grande – tanto quanto seu parceiro, Diego Rivera. Você pode assistir ao longa na Netflix!

Resultado de imagem para frida movie gif

Jogos Vorazes

Onde assistir?

Amazon Prime Video

Google Play

Claro Video

Looke

Apple TV +

Saga adaptada do best-seller literário, “Jogos Vorazes”, muito além de proporcionar quatro grandes filmes, criou uma grande heroína para inspirar as garotas de uma geração: Katniss Everdeen! É ela uma das escolhidas para enfrentar um desafio bizarro, estruturado em uma sociedade moldada para entreter ricos: um jovem de cada cidade é convidado a entrar em uma grande arena onde todos se enfrentam até apenas sobrar um vencedor. Este também é o único a sair vivo.

A maioria dos tributos (como são chamados os participantes dos games) são homens e muitos subestimam e ridicularizam Katniss desde o início. Mas ela não se intimida! Com toda a sua força, sempre querendo ir contra o sistema, a jovem cria estratégias e suas próprias armas, sem ceder à violência e mantendo um forte senso de justiça. Para a personagem tudo aquilo está errado e no fim suas atitudes se transformam em um símbolo de esperança. Nesta história estamos longe do senso comum de fragilidade feminina. Perceba como qualquer garota na sala de cinema poderia se identificar com ela.

Resultado de imagem para jogos vorazes katniss gif

Catfight

Onde assistir?

Netflix

Se você ama a brilhante Sandra Oh, famosa por atuações em “Grey’s Anatomy” e “Killing Eve”, você precisa ver também “Catfish”. Mas muito além disso, o filme, lançado de maneira independente em 2016, fala sobre uma questão infelizmente ainda comum no cotidiano: a rivalidade entre mulheres. No centro da trama estão duas protagonistas: Veronica, uma rica mulher, viciada em álcool e que tem tudo o que quer em um estalar de dedos; e Ashley, personagem de Anne Heche. Esta, por sua vez, é uma artista com dificuldades financeiras que vive fazendo trabalhos paralelos pra sobreviver.

As duas eram colegas de faculdade e se reencontram tempos depois em uma festa na casa de Veronica. Ashley surge na ocasião como uma das garçonetes e ambas trocam farpas ao dar início a uma comparação ferrenha de suas vidas. Após uma grande reviravolta e uma série de altos e baixos, ambas começam a se entender. A grande mensagem do filme? A união faz a força!

Harry e Sally: Feitos Um Para o Outro

Onde assistir?

Apple TV +

Uma das cenas mais divertidas do cinema dos anos 1980 está em “Harry e Sally: Feitos Um Para o Outro”. O longa lançado em 1989, conta a história de dois amigos que decidem ir morar em Nova York. Em meio à imensidão da cidade eles se vêem esporadicamente e vão construindo uma amizade poderosa ao longo dos anos. O que ninguém esperava era que pouco a pouco fosse sendo revela uma paixão!

Em um desses encontros o protagonista menciona o fato de que em todas as vezes que foi para a cama fez com que sua parceira atingisse um orgasmo. Sally rebate dizendo que todas as garotas, em algum momento da vida, vão fingir ter alcançado o ápice do prazer. Ele fica incrédulo e a amiga decide provar sua afirmação ali mesmo, em um salão lotado. Simplesmente maravilhosa!

Juno

Onde assistir?

Amazon Prime Video

Looke

Google Play

Apple TV +

Estrelado por Ellen Page e lançado em 2007, “Juno” se converteu em um grande clássico independente que garantiu o Oscar de Melhor Roteiro Original para a estreante Diablo Cody. Na época, o filme chamou atenção por tratar de forma realista a gravidez na adolescência por meio da história da garota que engravida de seu melhor amigo, Paulie, interpretado por Michael Cera.

Ambos são muito jovens e Juno decide que irá entregar o bebê à adoção. É então que ela começa a procurar casais perfeitos para acolher a criança, enquanto lida com muitos julgamentos, decisões e consequências da gestação. Apesar da densidade do tema, o filme é leve, divertido e consegue sensibilizar por meio de cada detalhe. A protagonista conduz os temidos nove meses de forma despretensiosa, sem deixar que isso afete sua adolescência e de modo que a gravidez não pareça assim um bicho de sete cabeças.

Resultado de imagem para juno gif

Todos os dias, menstruadas ou não, mulheres de todo o mundo se deparam com comportamentos carregados de estigma. “Você tá muito irritada hoje, deve estar menstruada” ou “Chorando nesse filme? Só pode estar naqueles dias” são frases que você muito provavelmente já deve ter ouvido. Assim como essas mulheres que quiseram desmistificar posturas limitadoras nos cinemas, a Intimus também se preocupa com isso.

Tanto que acaba de lançar uma campanha incrível batizada como #ChegadeEstigma! O objetivo é estimular o diálogo aberto sobre a menstruação entre garotas de todo o país a fim de questionar os estereótipos. É para apoiar, encorajar, dar suporte e empoderar. Como isso tem será feito? Por meio de ações nas redes sociais, cada uma poderá compartilhar com amigos e familiares materiais relacionados ao ciclo menstrual. O conteúdo já está disponível no site oficial da marca.

Além da hashtag #ChegadeEstigma fazem parte da ação cartazes, GIFs e figurinhas personalizadas. Não fique de fora dessa, hein? Lembre-se: uma sociedade informada é uma sociedade consciente!

voltando pra home