Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

famosos

Madonna, Michelle Obama e mais: revista Time lista as mulheres mais importantes dos últimos 100 anos

Conforme tradição (que perdurou por 72 anos), a revista TIME separava o Homem do Ano e este homem sempre era um presidente, primeiro-ministro ou com algum cargo importante neste sentido. Já de 1999 pra cá, o título mudou para Pessoa do Ano, assim podendo também incluir mulheres.

Agora, para recompensar o tempo em que muitas mulheres não foram homenageadas como mereciam, a revista fez um projeto intitulado as “100 Mulheres do Ano”. Isso inclui as que ocupavam posições das quais os homens eram frequentemente escolhidos, como as líderes mundiais Golda Meir e Corazon Aquino.

Madonna, Angela Davis, Simone de Beauvoir, Virginia Woolf, Marilyn Monroe, Aretha Franklin, Toni Morrison, Oprah Winfrey, J.K. Rowling são algumas das mulheres que estão na homenagem.

A ex-editora-chefe da TIME, Nancy Gibbs, descreveu este projeto como “um exercício para analisar as maneiras pelas quais as mulheres detinham o poder devido à desigualdade sistêmica. As mulheres exerciam um poder brando muito antes de o conceito ser definido”, comenta.

As 11 capas para as mulheres que já foram nomeadas Pessoa do Ano ficaram intactas, e mais 89 capas foram criadas.

Esse processo gerou tantas perguntas quanto respostas: “O que significa ser mulher?”, “Como a sociedade deixou de reconhecer as contribuições das mulheres?”. Algumas perguntas ficam sem respostas, mas outras a gente encontra ao “folhear” este catálogo digital;

A revista criou uma página inteirinha interativa, na qual você pode procurar a edição facilmente dos últimos 100 anos e clicar e ler um pouco sobre cada autora, ativista, artista ou política.

Veja aqui.

voltando pra home