Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

música

Astrid Fontenelle, Mônica Martelli e mais debatem o envelhecimento feminino no Festival GRLS!

O Festival GRLS! juntou a apresentadora Astrid Fontenelle, a atriz Mônica Martelli e a arquiteta Joice Berth para discutir o envelhecimento da mulher na tarde deste domingo (8).

Durante a conversa, Mônica fez questão de evidenciar os atributos que uma mulher conquista com o avanço da idade. Ela destacou que o envelhecimento feminino é visto como algo negativo por conta da cultura machista em que estamos inseridos, já que um homem acima de 40 anos geralmente é visto como galã.

“A gente envelhece e aprende. Fica mais madura. E, ao contrário do que muita gente fala, a sexualidade também fica melhor por causa de todo autoconhecimento que a gente adquire”

Para Astrid, as mulheres mais maduras deveriam poder se expressar como quisessem sem se limitar por causa de estereótipos.

“Elas deviam viver espontaneamente da forma que elas quisessem. Sem se aprisionar. Não é para deixar de pintar a unha porque está muito velha, por exemplo”

As convidadas aproveitaram o espaço para criticar os rótulos que rondam as faixas etárias consideradas marginalizadas. Todas elas compartilharam exemplos familiares de mulheres independentes e ativas acima de seus 50 anos. Joice, por exemplo, citou a sua avó.

“Minha avó aos 50 anos saía para paquerar um gatinho de 60 anos, sabe?”

A conversa foi encerrada com Astrid apontando soluções para esse cenário sem deixar de reconhecer as mudanças que já aconteceram.

“Tem que existir um encontro geracional e não um confronto”

Complementando a ideia da colega, Joice afirmou a importância de políticas públicas de incentivo a inserção das mulheres mais velhas no mercado de trabalho. Para encerrar, destacou a importância do apoio das gerações mais jovens para a causa.

“Eu, por exemplo, libertei a minha mãe e a minha avó por meio do meu comportamento. Eu vi conceitos caindo. Com paciência e generosidade, é possível despertar a consciência da geração mais velha. Tem que ter ajuda entre as faixas etárias”

O segundo dia de festival GRLS ainda promete receber shows da cantora Iza e da banda Little Mix.

voltando pra home