Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

música

Viradouro vence o Carnaval 2020 no Rio com enredo sobre as ganhadeiras de Itapuã

OLHA A VIRADOURO AÍ, GENTE! Após 23 anos desde sua última vitória no Carnaval do Rio, a Unidos da Viradouro voltou a levar pra casa o troféu!

Com um enredo que versava sobre as ganhadeiras de Itapuã, também vencedor do Estandarte de Ouro da categoria, a escola de Niterói arrasou na Sapucaí ficando à frente inclusive de favoritas como a Flor de Nilópolis e a Grande Rio.

As tais ganhadeiras de Itapuã nada mais eram do que escravas que no século XIX desempenhavam atividades remuneradas. Entre elas estava a lavagem de roupas na Lagoa do Abaeté e a venda de quitutes. Com a grana que recebiam, elas ajudavam outras escravas a se alforriarem.

Trazendo a pauta da sororidade e do empoderamento feminino pro centro dos holofotes, o desfile, assinado pelos carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcício Zanon, foi considerado um dos mais luxuosos deste ano.

Em segundo lugar ficou a Grande Rio, com 269,6 (mesma pontuação alcançada pela vencedora), seguida pela Mocidade com 269,4. Beija-flor e Salgueiro vieram na sequência com 269,4 e 269 pontos, respectivamente.

voltando pra home