Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

música

Shakira lança tutorial de como dançar champeta, ritmo colombiano mostrado no Super Bowl

O Super Bowl 2020 transbordou referências à cultura latino-americana. Além de ter “surpreendido” o público com a zaghrouta, uma ululação árabe feita pra exaltar suas raízes libanesas, Shakira também apresentou ao mundo a champeta, um ritmo tradicional colombiano.

Foram só 28 segundos dançando embalada pelo gênero, mas o suficiente pra despertar o interesse do mundo naquela dança alegre e de passos rápidos. Tradicional em cidades da costa colombiana como Cartagena de Índias e Barranquilla, onde nasceu Shakira, esse tipo de música tem influência afro-caribenha e é uma espécie de primo da rumba congolesa e do soukous, um ritmo da África central. Riquíssima, a champeta ainda mescla o som da guitarra e do órgão.

A popularização do som aconteceu a princípio na periferia do país, onde as músicas, que em geral falam de amor e do cotidiano de maneira bem-humorada (há casos em que se referem até mesmo a episódios de corrupção) se transformaram rapidamente em uma febre. Em pouco tempo já haviam caído no gosto das pessoas e chegado até mesmo à trilha sonora de telenovelas.

Aproveitando a repercussão, a cantora resolveu fazer um vídeo durante os ensaios para o halftime show em que mostra passo a passo como dançar. Quem comanda o grupo de bailarinas é Liz Dany Campo, uma jovem de 18 anos descoberta pela fada no Instagram. Diz aí, não deu vontade de dançar junto? Assista!

 

A música escolhida por Shakira

Agora uma curiosidade: muita gente se perguntou qual era a música escolhida pela artista naquele momento do show. Saiba: não se trata de uma produção original, e sim um sample. Sucesso nos anos 1980 nas festas de Barranquilla, “Icha”, como foi batizada por seus autores, é uma criação do músico africano Syran Mbenza.

Caso você queira ouvir a versão completa, segue abaixo:

Nunca é o bastante dizer, assista mais uma vez ao Super Bowl de Shakira e JLo!

voltando pra home