Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

música

Illy regrava clássico de Elis em ritmo de Carnaval; ouça sua versão de “Querelas do Brasil”

O Brazil não merece o Brasil/o Brazil tá matando o Brasil“. “Querelas do Brasil”, uma das canções mais poderosas da MPB, foi composta por Aldir Blanc e Maurício Tapajós ainda nos anos 1970. Tempos depois, eternizada na voz suprema de Elis Regina no show “Transversal do Tempo”, trabalho primoroso desta que talvez seja a maior artista que o Brasil já viu nascer.

Embora esteja aí há mais de 40 anos, a composição, que faz uma crítica à reverência de tudo aquilo que vem de fora em detrimento da cultura e do próprio povo brasileiro, nunca pareceu tão atual. Em uma época em que são necessárias duras revisões sobre o destino que vem sendo traçado pro país (mas que também se aproxima o Carnaval), Illy aproveitou pra reforçar o significado desse clássico mais do que nunca atemporal.

Parte do disco “Te Adorando Pelo Avesso”, trabalho que chega em março e em que ela presta um tributo à pimentinha, falecida em 1982, a artista baiana radicada no Rio desconstrói a faixa, introduzindo elementos que a deixam com a cara do verão. Embalada por um arranjo de samba reggae, Illy pede SOS ao Brasil com seu sotaque delicioso e um capricho que é só seu.

Não há mais nada pra dizer. Só ouça, se permita dançar!

Vai pular Carnaval? Então se liga: a artista se apresenta no Camarote de Gilberto Gil, o Expresso 2222, em Salvador. A festa acontece entre os dias 21 e 25 de fevereiro, de terça a sexta-feira, e conta ainda com a presença de nomes como Afrocidade, Mãeana, Majur e Gilsons!

 

Foto: Julia Pavan

voltando pra home