Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Divulgação
Filme Marighella Credito: Globo Filmes/Divulgação
cinema

“Marighella” tem nova estreia confirmada no Brasil para maio de 2020

Após Wagner Moura ter dito ao UOL no início desta semana que seguia trabalhando para que “Marighella“, um de seus mais recentes filmes, pudesse chegar aos cinemas do Brasil, a O2, em parceria com a Paris Filmes, anunciaram na tarde desta quinta-feira (16) que o longa finalmente chegará às salas nacionais no dia 14 de maio.

A produção, que marca a estreia de Moura no cargo de diretor, tem em seu histórico estreias em mais de 30 festivais nos 6 continentes. No Brasil, “Marighella” seria lançado inicialmente em novembro de 2019, no mês da Consciência Negra. Por um desentendimento entre os realizadores e a Ancine, a Agência Nacional de Cinema, sua exibição foi cancelada.

À época foi negado um pedido de auxílio feito pela O2, que tinha como objetivo a arrecadação de recursos que seriam empregados na distribuição da obra. Conforme Moura, os entraves e as barreiras impostos tiveram motivação política, de modo que o governo estaria  “aparelhando as instituições” e “censurando produções artísticas”.

“Marighella” remonta os dias de luta do ex-deputado, poeta e guerrilheiro Carlos Marighella, assassinado pela ditadura militar em 1969. Aqui o inimigo número 1 do governo denuncia os horrores da ditadura, marcada pela censura e pela tortura, fazendo uma experiência de combate radical. Ao mesmo tempo, ele busca cumprir a promessa que fez de reencontrar o filho, de quem por anos manteve distancia a fim de preservar sua integridade.

No elenco estão nomes como Seu Jorge, Adriana Esteves, Herson Capri e Humberto Carrão. Não esqueça: “Marighella” chega aos cinemas em 14 de maio.

voltando pra home