Menu Papel POP

Jean Paul Gaultier anuncia que vai se aposentar e diz que seu próximo desfile será o último

O estilista francês Jean Paul Gaultier, uma das figuras mais icônicas de todos os tempos da moda, anunciou na noite desta sexta-feira (17) que vai se aposentar em 2020. A decisão vem após mais de 50 anos de carreira. A despedida vai acontecer em seu último desfile, já na próxima semana, em Paris.

Em um comunicado publicado nas redes sociais há pouco, Gaultier deixou claro que suas marcas de alta costura e perfumaria premium continuarão na ativa, embora sua participação no processo criativo deixe de existir.

“Vou te contar uma novidade. Este será meu último desfile de alta costura. Meu último show da Gaultier Paris. Você tem que vir, não pode perder. Mas garanto: a Gaultier Paris continuará, a alta costura continuará. Eu tenho um novo conceito. Eu falarei sobre isso mais tarde, contarei todos os pequenos segredos. Mas vai continuar”.

Aos 67 anos de idade, Gaultier vestiu figuras importantes das artes ao longo do último século, entre elas Naomi Campbell, Courtney Love, Beyoncé, Lady Gaga e Madonna, sua colaboradora de longa data.

A relação dele com a rainha, aliás, é duradoura. Para M, Gaultier desenhou peças para as turnês Girlie Show, Drowned World Tour, Re-Invention Tour, Confessions Tour e MDNA Tour. Os dois tinham uma ligação fantástica e, justamente por isso o criador foi o escolhido pra desenhar o lendário corselet de cone, símbolo da turnê “Blond Ambition”, que rodou o mundo em 1990. Esta foi sua primeira parceria.

Em 1992, já bem próximos e em plena era “Erotica”, ele convidou a artista pra desfilar por sua marca na capital francesa. À ocasião ela não só topou, como desfilou com os seios à mostra. O momento foi histórico:

A última vez que eles trabalharam juntos foi no baile do MET, em 2018.

A carreira de Gaultier vinha sendo amplamente celebrada nos últimos anos. Em 2013, por exemplo, o Brooklyn Museum fez um desfile-retrospectiva com peças suas.

Comentários

Topo