Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

David Schwimmer diz que lutou por diversidade no elenco de “Friends”

series

“Friends” é uma série querida com uma legião de fãs, mas já foi criticada por ter um elenco principal 100% branco, sem diversidade étnica.

Já nesta segunda-feira (27), ao The Guardian, David Schwimmer (que viveu Ross Geller) comentou a falta de pessoas não-brancas no elenco da sitcom. Ele afirmou ter feito campanha e lutado para a escalação de atores de etnias diversas:

“Talvez deveria haver ‘Friends’ totalmente com pessoas negras ou asiáticas. Mas eu estava ciente da falta de diversidade e fiz campanha por anos para que Ross namorasse mulheres de cor. Uma das primeiras namoradas que tive no programa foi uma mulher asiática e depois namorei uma afro-americanas. Foi um esforço muito consciente da minha parte.”

Ele reconheceu seus privilégios como “um homem branco heterossexual cujos pais puderam pagar por uma educação particular para mim. Eu sempre senti um senso de responsabilidade em retribuir e me posicionar se vejo um abuso de poder “.

Ainda sobre “Friends”, David comentou sobre algumas cenas que não envelheceram bem, como Ross tirando sarro do peso de Monica, o que hoje poderia ser visto como gordofobia.

“Eu sinto que muito dos problema hoje é que ninguém considera o contexto. Você tem que olhar do ponto de vista do que o programa estava tentando fazer na época. Sou a primeira pessoa a dizer que talvez algo fosse inapropriado ou insensível, mas sinto que meu barômetro era muito bom naquele momento. Eu já estava realmente sintonizado com questões sociais e questões de igualdade.”

Ele também elogiou como a série foi a frente de seu tempo em alguns temas, como casamento lésbico, conversas sobre sexo etc:

“A verdade é que a série foi muito inovadora em sua época, pelo jeito que falava de modo casual sobre sexo, sexo com proteção, casamento gay e relacionamentos. O piloto era minha esposa me deixando por uma mulher e teve um casamento gay da minha ex com a sua esposa, que eu fui”.

Schwimmer comentou que ainda está em contato com seus colegas de elenco: Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc e Matthew Perry. “Todos nós tivemos um pequeno jantar na casa de Courteney recentemente. Todo mundo fica à deriva, todo mundo tem família e segue em frente (…) mas eu provavelmente sou mais próximo de LeBlanc. Eu sou o único que vive em Nova York.”

E por que “Friends” é tão popular, ainda hoje? Ele deu sua opinião contando sobre um dia que viu cinco mulheres em um restaurante de Londres, sentadas juntas, mas sem conversar. “Todos estavam no celular e depois compartilhavam o que estavam escrevendo ou assistindo nele. Então, ocasionalmente, elas se inclinavam uma para a outra, mas todo o foco delas estava no dispositivo. É por isso que ‘Friends’ é nostálgico, porque foi um tempo antes do mundo mudar profundamente em termos de mídia social e onde estava nosso foco. Foram seis pessoas que realmente se sentaram e conversaram entre si.”

voltando pra home