Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

cinema

Documentário sobre história do vírus HIV no Brasil estreia hoje em capitais brasileiras

Falar sobre HIV é algo necessário. Por isso mesmo, é importante pensar em sua história, aspecto que tem um papel importantíssimo no que diz respeito à compreensão do presente. Nesta quinta-feira, dia 26 de setembro, estreia nos cinemas o documentário “Carta Para Além dos Muros”, produção que busca reconstruir a história da epidemia de HIV/AIDS no Brasil.

Com direção de André Canto, a obra traz imagens de arquivo e entrevistas com médicos, pessoas que convivem com o HIV, ativistas e figuras públicas, a fim de promover uma reflexão sobre como o preconceito ainda recai sobre as pessoas que convivem com o vírus. Por incrível que pareça, mesmo mais de 30 anos após sua descoberta, o HIV ainda é cercado de estigmas.

Com a participação da dermatologista Valéria Petri, que identificou o primeiro caso de AIDS no Brasil, o longa conta ainda com a presença dos médicos Dráuzio Varella, Ricardo Tapajós e Rosana Del Bian

Pioneiro no gênero a resgatar o histórico da doença, “Carta Para Além dos Muros” encabeça ainda o projeto #PrecisamosFalarSobreIsso, iniciativa que conta ainda com uma série de TV e um livro-reportagem sobre seu processo de pesquisa e realização. Assista ao trailer:

“Cartas Para Além do Muro” estará disponível em salas do Circuito Itaú Cinemas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Savaldor. Uma coisa super legal que rola durante o período de lançamento do filme é a presença de profissionais do Sistema Único de Saúde e voluntários de ONGs especialistas no tema, que estão incumbidos de fazer testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatite B. É só chegar.

O objetivo é mostrar que os testes estão ao alcance de todos – e que devem fazer parte das nossas rotinas. Vamos assistir?

voltando pra home