Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

livros

Morre aos 88 anos Toni Morrison, primeira afro-americana a vencer o Nobel de Literatura

Faleceu na manhã desta terça-feira (6) aos 88 anos a escritora americana Toni Morrison, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 1993. Em um comunicado enviado à imprensa, a família disse que Morrison foi vítima de “uma breve doença”.

Nascida na década de 1930 em Ohio, nos Estados Unidos, ela foi a primeira autora negra a vencer esta que é a maior honraria da literatura mundial em 1970 pelo conjunto de sua obra. Sua carreira começou a deslanchar nos anos 1970 com o lançamento de “O Olho Mais Azul”, romance que antecedeu verdadeiros clássicos como “Sula” e “Amada”.

Além de ter vencido o prêmio da Academia, ela também ganhou o Pulitzer, uma das mais conceituadas premiações do jornalismo e da literatura, bem como foi indicada ao National Book Award, principal reconhecimento oferecido a escritores norte-americanos.

Por aqui no Brasil, Morrison é publicada desde a década de 1990 pela Companhia das Letras, que lamentou profundamente sua morte, citando um trecho de seu discurso durante a cerimônia de entrega do Nobel.

“Nós morremos, esse pode ser o significado da vida. Mas nós fazemos linguagem. Essa pode ser a medida de nossas vidas”.

Descanse em paz, Toni! <3

voltando pra home