Menu Papel POP

Madonna faz crítica ao Instagram: “É pensado para que as pessoas se sintam mal”

Madame X é uma agente secreta, uma chefe de estado, uma estudante, uma santa, uma prostituta… e uma crítica às redes sociais também. Durante uma entrevista dada ao tabloide The Sun neste fim de semana, Madonna disse se sentir desconfortável com a forma com que as redes sociais mexem com o senso de auto-aprovação de seus usuários, especialmente o Instagram.

Segundo ela, que tem quase 14 milhões de seguidores somente nesta plataforma, é preciso estar atento aos efeitos de seu uso e jamais subestimá-lo, tratando-o como algo nocivo.

“Você se pega comparando com as outras pessoas. Devo ser assim? Devo agir assim? Parecer assim? Isso me tornará mais popular ou mais bem-sucedida? As pessoas são escravas dessa aprovação contínua dos outros. Recuso-me a aceitar essas convenções e o que a sociedade espera de mim como mulher”.

A cantora também disse que a cultura digital promovida pelas mídias tem “dirigido” a vida das pessoas – o que a faz ser grata por ter crescido e se desenvolvido como artista em um período em que isso não era uma prioridade.

“Tive a sorte de ter uma vida como artista antes do celular e das mídias sociais porque tive tempo para me desenvolver como artista e como humana sem a pressão e o julgamento exercidos por outras pessoas, que se comparam com os demais. Hoje é mais difícil manter suas armas apontadas e ser quem você é. O mundo precisa de vozes únicas, de inspiração. Quero que nossos artistas pensem fora da caixa”.

Agora, se você pensa que as críticas feitas foram direcionadas somente aos usuários alheios ao universo da madame, engano seu. M também comentou sobre como aborda o assunto com a filha mais velha, Lourdes Maria, de 22 anos. Para ela, é necessário que Lola invista na definição de sua própria personalidade e ignore tanto quanto for possível as comparações feitas pela imprensa, principalmente em relação às cobranças de se ser filha da Madonna.

“Digo a ela ‘Pare de ser tão consumida com o jeito com que você se enxerga ou como as pessoas vão comparar você a mim’. Me sinto mal por jovens que não têm a oportunidade de desenvolver seus próprios caráteres”.

“Madame X”, 14º álbum da carreira de Madonna, está disponível em todos os tocadores digitais desde a última sexta-feira (14). Ouça:

Comentários

Topo