Menu Papel POP

Chico Buarque vence Prêmio Camões de Literatura de 2019

O Brasil possui verdadeiras pérolas na música, nas letras, na arte… na cultura em geral. Nesta terça-feira (21) esta constatação foi reforçada novamente com a informação de que Chico Buarque é o vencedor do Prêmio Camões 2019, uma das maiores honrarias da literatura em língua portuguesa.

O anúncio rolou ainda há poico na sede da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, em uma cerimônia organizada pelos governos de Portugal e do Brasil. Em sua 31ª edição, o evento premia o vencedor pelo conjunto de sua obra com uma quantia de 100 mil € (algo em torno de 460 mil reais).

Chico, que é o 13º vencedor brasileiro do prêmio, divide agora o status ao lado de nomes importantes da literatura brasileira como Antônio Cândido de Melo e Souza, Jorge Amado, Rachel de Queiroz e Lygia Fagundes Telles.

Entre os maiores sucessos do autor, que segue ativo no cenário desde a década de 1970, estão obras que variam entre novelas, antologias poéticas e romances como “Fazenda Modelo” (1974), “A Bordo do Rui Barbosa” (1981), “Budapeste” (2003), “Leite Derramado (2009) e “O Irmão Alemão” (2014). Atualmente Chico é publicado pela Companhia das Letras.

Na música, o trabalho mais recente lançado pelo artista foi o elogiado álbum “Caravanas”, que chegou às plataformas em 2017. Incrível, sem mais.

Viva a Cultura! Viva, Chico!

Comentários

Topo