Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Alguns padres acham que a saga Harry Potter é responsável pelo aumento de exorcismos nos EUA

cinema

Não é de hoje que Harry Potter causa polêmicas no meio religioso. “É do diabo”, “É do mal”, são alguns dizeres que muitas pessoas já ouviram sobre a saga, mas, agora, a obra da J.K. Rowling está sendo culpada por aumentar o número de exorcismos!

Um exorcista disse ao The Times que os livros/filmes de Harry Potter: “fizeram os americanos pensarem que toda a magia é sombria”. O exorcista e padre oficial da Arquidiocese de Indiana, Vincent Lampert, comentou:

“Quando fui nomeado há 13 anos, provavelmente recebia cerca de 100 pedidos [de exorcismo] por ano. Agora recebo cerca de 1.700 pedidos por ano. Magia é o foco do indivíduo, ao invés de ser Deus”

Continuou dizendo:

“[Harry Potter] encorajou a crença de que, de alguma forma, o poder está dentro deles. Mesmo dentro do mundo do exorcismo, a premissa seria de que Deus não é um espectador, Deus é o ator principal”. 

Houve um crescimento de padres americanos treinados para realizar exorcismos após a morte de João Paulo II, em 2005. O historiador de religião da Auburn University, no Alabama, Adam Jortner, mencionou que a influência dos livros infantis tem assustado os membros da igreja.

“A igreja teve de ir atrás de C.S. Lewis pelos livros de Nárnia, uma poderosa alegoria do próprio cristianismo. E agora Harry Potter é responsável por integrar a magia no mundo”.

“A igreja católica tem algumas das regras mais rigorosas sobre exorcismo no mundo. A maioria dos exorcistas católicos é obrigada a passar por essa longa lista de processos para garantir que o caso não seja um problema neurológico”.

Os padres ainda disseram que a falta de interesse pela prática cristã e a obsessão por temas sobrenaturais levaram a que mais e mais pessoas pedissem aos sacerdotes que exorcizassem os demônios deles ou de suas casas. Um dos sacerdotes, um exorcista da arquidiocese de Southwark, disse:

“É verdade que há um interesse maior em exorcismos. Há muitas razões. A cultura popular é cheia de coisas sobrenaturais. Os jovens estão observando coisas sobre vampiros e Harry Potter e, por mais que as pessoas afirmem ter se afastado da religião tradicional, ainda há a necessidade de acreditar em algo invisível. É normal que os humanos tenham uma fascinação mórbida pela ideia de uma batalha contra o mal e, para pintar uma caricatura, o exorcista se aproximando como um bruxo para ajudar”.

E aí, o que acham?

voltando pra home