música

Björk “debutava” o seu “Debut” 25 anos atrás; conheça

Hoje, 5 de julho, tem marco importante da música fazendo aniversário. Há 25 anos, Björk dava início à carreira solo e botava a Islândia no mapa musical com “Debut”. Foi ali que todos conheceram uma das maiores cantoras e uma das vozes mais raras de nosso tempo, cheia de personalidade e originalidade igual vimos em Grace Jones e David Bowie.

Dos anos 80 até 1992, Björk antes integrava a banda The Sugarcubes, mais conhecida pela Europa. Ela deixa a banda em 92 para focar na carreira solo, muda-se para Londres e começa a trabalhar no “Debut”. O álbum chega em 1993, mostrando que música experimental consegue ser bastante pop numa época em que todo mundo estava fascinado no rock ainda.

Björk se une a Nelle Hooper, que antes já havia trabalhado com o Massive Attack e Sinead O’Connor. Anos depois, por exemplo, ele traria a experiência dele com o “Debut” para o “Bedtime Stories” da Madonna.

Ela traz sons de sua terra natal, jazz, música eletrônica, house e até um toquezinho de Bollywood. Cada faixa é completamente distinta da outra, trazemos temas de amor, sexualidade, celebrações da vida e reflexões do mundo contemporâneo. Ele completa 25 anos e continua atual, não se vê nada igual a ele até hoje na música.

“Debut” está nas principais listas dos álbuns mais importantes dos anos 90 e a crítica na época foi em sua maioria positiva. Apesar de não ter pegado nos EUA, o álbum chegou ao 3º lugar nas paradas britânicas.

Conheça os videoclipes:

Visualmente, Bjork começou com um pontapé. Logo no primeiro clipe, “Human Behavior”, ela traz Michael Gondry, um dos diretores com os videoclipes mais geniais da época:

“Venus As a Boy”

“Play Dead”

“Big Time Sensuality”

“Violently Happy”

25 anos depois, “Debut” se mantém incrivelmente relevante. Indo contra a onda musical da época, Björk deixou sua banda com uma visão e se manteve firme do começo até hoje. Conhecer essa islandesa é uma jornada fascinante.

Então vem ouvir:

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • música

Gabriel Leone, além de um ator incrível, se aventura na música: ouça o single “Nós Dois”

Calma. A gente não errou a editoria, não! Gabriel Leone, ator brasileiro incrível com projetos…

17 minutos atrás
  • cinema

“Vermelho, Branco e Sangue Azul 2” iniciará filmagens em 2026, diz Nicholas Galitzine

Senta e espera: as filmagens da sequência de “Vermelho, Branco e Sangue Azul” (2023) começarão…

34 minutos atrás
  • cinema

Quem é James Sweeney? Conheça o ator, diretor e roteirista de “Twinless”, romance gay que estreou agora no Brasil

Quem ama acompanhar o mundo do cinema sempre fica animado igual a gente quando um…

50 minutos atrás
  • música

Para Bial, Rosalía revela que estudou Tom Jobim e adoraria fazer álbum inspirado na bossa nova

A tão aguardada entrevista de Pedro Bial com Rosalía, feita no Rio de Janeiro, foi…

2 horas atrás
  • cinema

Netflix surpreende o mercado e compra a Warner Bros. Discovery por R$ 440 bilhões

A Netflix confirmou nesta sexta-feira (05) a compra da Warner Bros. Discovery por US$ 83…

3 horas atrás
  • series

CCXP25: “Cangaço Novo 2” será “mais violenta” e com “cenas de ação monumentais”

O elenco principal de “Cangaço Novo” marcou presença na CCXP25, na noite desta quinta-feira (4),…

16 horas atrás