Menu Papel POP

Quer um júri poderoso? Toma esse do Festival de Cannes!

Começou na manhã desta terça-feira (8), a 71ª edição do Festival de Cannes.

Neste ano, pela primeira vez, o júri responsável por definir o vencedor da Palma de Ouro é composto em sua maioria por mulheres, tendo Cate Blanchett como presidenta.

Além dela, participam Kristen Stewart, a diretora e roteirista americana Ava DuVernay, a atriz francesa Lea Seydoux e a cantora Khadja Nin (Burundi).

O júri também conta com o ator taiwanês Chang Chen e os diretores Andrei Zviaguintsev, Denis Villeneuve e o francês Robert Guédiguian.

Dá uma olhada na foto com todos jurados:

Para esta edição, que é a primeira após os escândalos envolvendo assédio sexual em Hollywood, o festival criou uma linha telefônica especial por meio da qual será possível relatar qualquer caso de assédio.

Em entrevista para o Washington Post, Cate Blanchet destacou que, nesta edição, o festival de fato melhorou a paridade de gênero em seus comitês de seleção.

Entretanto, apesar dos esforços, apenas 3 dos 21 filmes na competição são dirigidos por mulheres.

Entre os destaques desta edição estão a apresentação de “Han Solo – Uma História Star Wars”, o retorno de Jean-Luc Godard com o novo “The Image Book”, celebrando cinco décadas de maio de 1968 e, também, a exibição de um especial em comemoração aos 50 anos de “2001: Uma Odisseia no Espaço”.

Comentários

Topo