Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

series

Gosta de série policial? Então toma 10 dicas pra ver roendo unha

Já perceberam que as séries de investigação criminal são ótimas para maratonar? Se ela é boa, cada episódio vai te prendendo, te deixando curioso e quando você percebe, acabou de assistir tudo!

Fizemos uma lista com 10 das séries desse gênero que valem a pena dar uma chance. Toma!

The Wire

Essa é uma das produções policiais (e de drama em geral) mais elogiadas de todas. “The Wire” tem cinco temporadas e foi exibida entre 2002 e 2008 pela HBO. Ambientada em Baltimore, a série começa mostrando o combate ao tráfico de drogas pelas forças policiais e depois vai abrindo o leque, abordando a criminalidade pela visão do sistema judiciário, das escolas e da mídia. Idris Elba e Dominic West estão no elenco.

Hannibal

O jogo de gato e rato entre o detetive Will Graham (Hugh Dancy) e o dr. Hannibal Lecter (Mads Mikkelsen) teve só três temporadas, mas são três temporadas ótimas. A série de Bryan Fuller deu uma nova roupagem ao canibal, usando muita violência gráfica e uma estética linda — tem episódios que parecem uma pintura de tão apurados visualmente.

True Detective

Tanto a primeira quanto a segunda temporada usam a mesma base: um crime a ser resolvido e personagens atormentados por seus demônios interiores. A fase de estreia mostra Matthew McConaughey e Woody Harrelson revisitando um caso de muitos anos atrás que parece não ter sido encerrado como eles pensavam. Já a segunda gira em torno do assassinato de Ben Caspar, político corrupto da cidade fictícia de Vinci. O crime conecta a detetive Ani Bezzerides (RachelMcAdams), o policial Ray Velcoro (Colin Farrell), o patrulheiro rodoviário Paul Woodrugh (Taylor Kitsch) e o gângster Frank Semyon (Vince Vaughn).

The Killing

Vale a pena ver tanto essa versão americana quanto a original, feita na Dinamarca com o título “Forbrydelsen”. O foco das duas primeiras temporadas dos Estados Unidos está na investigação feita pela dupla Sarah Linden (Mireille Enos) e Stephen Holder (Joel Kinnaman) do assassinato de Rosie Larsen. A emissora AMC cancelou a série pela baixa audiência, voltou atrás e produziu uma terceira, com outro crime a ser solucionado. Foi cancelada de novo e a Netflix salvou, fazendo a quarta e última fase.

Luther

De “The Wire” para “Luther”, Idris Elba protagoniza sua própria série criminal. Com “Luther”, pouco a pouco vamos nos interessando mais pelo investigador que dá nome à série do que pelos casos que ele tenta solucionar. Não que eles sejam chatos ou entediantes, mas é que Luther tem uma relação conturbada consigo mesmo e isso vai influenciando sua conduta profissional. São quatro temporadas e a quinta está confirmada para 2018.

The Fall

Vocês querem Jamie Dornan? Então tá aqui! Em “The Fall”, ele é um assassino cujos alvos são mulheres jovens, e a detetive Stella Gibson, feita pela Gillian Anderson de “Arquivo X”, é quem tenta capturá-lo.

Top of the Lake

Entre “Mad Men” e “The Handmaid’s Tale”, Elisabeth Moss fez a primeira temporada de “Top of the Lake”, em 2013. Ela interpreta Robin Griffin, detetive australiana que vai para a Nova Zelândia investigar o desaparecimento de uma criança grávida de 12 anos. A segunda temporada demorou para chegar — foi só esse ano, e com o subtítulo “China Girl”. Nela, Robin está em Sidney quatro anos depois e pega o caso do assassinato de uma prostituta tailandesa.

Justified

“Justified” é um faroeste moderno protagonizado por Timothy Olyphant, o marido da Drew Barrymore em “Santa Clarita Diet”. Ele interpreta Raylan Givens, delegado com comportamento típico de um cowboy, que é transferido de Miami para o estado de Kentucky. Próximo de onde ele está, Lexington, fica o distrito de Harlan, onde ele cresceu e para onde não queria de jeito nenhum voltar. Os traficantes dominam o local, e Givens se vê envolvido novamente na pobreza e na criminalidade daquele lugar.

Broadchurch

David Tennant (“Doctor Who”, “Jessica Jones”) e Olivia Colman (a próxima Elizabeth II na futura terceira temporada de “The Crown”) são os detetives Alec Hardy e Ellie Miller nessa série que se passa na fictícia cidade britânica de Broadchurch. Na primeira temporada, eles investigam o assassinato de um garoto. São três temporadas no total de oito episódios cada — curtinhas, então dá para fazer uma maratona intensa.

Mindhunter

Com alguns episódios dirigidos por David Fincher (“Clube da Luta”), “Mindhunter” acompanha dois agentes do FBI, Holden Ford (Jonathan Groff) e Bill Tench (Holt McCallany) entrevistando serial killers a fim de pesquisar e entender a mente dos assassinos para tentar solucionar casos em andamento — isso lá no fim dos anos 70, quando nem existiam estudos do tipo. Eles também recebem a ajuda da psicóloga Wendy Carr (Anna Torv).

Claro que tem várias outras, tanto conhecidas como mais underground. Essa lista é só uma amostra de muita coisa legal disponível. Quais outras vocês recomendam?

voltando pra home