Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

música

De volta ao streaming, músicas de Taylor Swift lucram 400 mil dólares

Taylor Swift decidiu colocar sua discografia de volta nos serviços de streaming no dia 8 de junho para comemorar que 1989 vendeu mais de 10 milhões de cópias no mundo todo (apesar de alguns acharem que foi só pra irritar a Katy Perry, que lançou o álbum “Witness”), mas o retorno trouxe outras coisas boa$ pra ela.

De acordo com dados da Nielsen Music, na semana passada as músicas da cantora foram ouvidas 51,53 milhões de vezes, isso só nos Estados Unidos — um aumento de 608% em comparação à semana anterior. Considerando uma taxa de média de lucro de 0,0063 dólar por play, a Billboard estima que isso tenha resultado em um receita de 310 mil dólares, comparado a 44 mil gerados na semana anterior. O quanto a própria Taylor leva disso depende do seu contrato com a gravadora.

Enquanto isso, os royalties gerados totalizam um pouco mais de 64.000 dólares na última semana, e cerca de 9.000 dólares na semana anterior. Essa receita seria dividida entre Taylor e seus co-escritores e produtores, dependendo da divisão que foi feita em cada música.

Isso faz o aporte total do catálogo de Taylor desde 8 de junho chegar ao valor de 418.000 dólares, o que por si só é motivo suficiente para o retorno.

Nada mal, né?

A Billboard ainda lembra que, embora o cenário da pirataria na música e todas as outras coisas contra as quais Taylor se manifestou quando tirou seu catálogo do Spotify com grande estardalhaço não tenha mudado, o mercado dos serviços de streaming mudou. Em 2014, o Spotify pagava 0,0009 dólares por stream feito pela sua versão gratuita, um sétimo dos 0,0063 dólares recebidos quando quem ouvia assinava o serviço. Taylor não queria o seu trabalho na versão patrocinada pelos anunciantes, mas aceitava que o catálogo ficasse disponível para os assinantes. Como o Spotify não quis ceder ao desejo dela em respeito à sua política de negócios, a cantora preferiu cortar os laços com os streamings.

Mas agora, o número de músicas ouvidas no Spotify por assinantes é bem maior do que o de não-assinantes. A receita dos serviços de streaming aumentou 68% de 2015 para 2016 chegando a 3,93 bilhões de dólares. E a Taylor não ia querer ficar fora disso por muito tempo, né?

Ah, só por título de curiosidade, a música mais ouvida de Taylor Swift no Spotify até agora é “We Are Never Ever Getting Back Togheter”.

taylor-swift

voltando pra home