Menu Papel POP

Podemos torcer pra Portugal ganhar o Eurovision com essa música do Salvador Sobral?

Começou nesta semana em Kiev, Ucrânia, o Eurovision, uma competição musical maravilhosa, bizarra e divertidíssima da Europa. Tão sabendo? Não conhecem? O ABBA já participou em 1974 – e inclusive ganhou a disputa em nome da Suécia, país de origem do grupo – com a música “Waterloo”, que lançou a carreira deles.

Em 1988, Celine Dion foi escolhida para representar a Suíça e venceu o Eurovision cantando “Ne Partez Pas Sans Moi”.

E lembram da Conchita Wurtz? Competindo pela Áustria, a drag queen também se saiu vencedora!

Neste ano, a primeira semi-final aconteceu no dia 9 de maio — 18 países participaram e 10 foram escolhidos para disputar a final; a segunda semi-final aconteceu nesta quinta, 11, e mais 10 passaram para a última fase. A votação funciona tanto com votos de jurados de cada um dos países inscritos quanto com votos enviados pelos espectadores de cada um dos países. Neste ano, competem 42 nações.

Segundo o site RTP, a final, que acontece sábado (13), será disputada por representantes de 26 territórios: os 20 qualificados nas semi-finais, os chamados “Cinco Grandes” (França, Itália, Alemanha, Espanha e Reino Unido), e a Ucrânia, o país-sede. Bem resumidamente, é isso!

Alguns dos países já definidos para a grande final do Eurovision são Suécia, Bélgica, Austrália (convidados no programa desde 2015) e Portugal. Vamos destacar aqui os nossos colegas colonos (rs) porque estamos apaixonados pela música deles!

Quem compete em nome de Portugal é um cantor chamado Salvador Sobral, com a canção “Amar Pelos Dois”, composta pela irmã dele, Luísa Sobral, bem conhecida no país. O artista foi o único dos semi-finalistas a cantar em sua língua materna! Vem cá ver a performance dele no Eurovision:

Que coisa linda, gente! Sobral chamou muito a atenção porque as performances no Eurovision costumam ser super chamativas e até extravagantes, e a dele não tem nada disso! Foi bem simples, direta e muito bonita por isso.

Só esse trecho postado no Facebook do Eurovision tem quase 2 milhões de visualizações!

O jornalista português Tiago David conversou com a gente e falou um pouco mais da participação do Salvador. O cara está sendo super elogiado pelo público é um dos favoritos para vencer o Eurovision. Se rolar, vai ser histórico, porque Portugal é o país com mais participações na competição sem nunca ter vencido! Hahahaha, que sacanagem!

Nas casas de apostas, Sobral está atrás somente da Itália — que disputa com o cantor Francesco Gabbani. Ele também coleciona elogios na imprensa europeia. O The Telegraph (Reino Unido), por exemplo, disse:

“Salvador Sobral fez uma performance emocionante e parece ter conquistado o público. Portugal nunca venceu o Eurovision, mas (…) eles podem ganhar a competição neste fim de semana.”

O RTL, da Holanda, escreveu:

“Quem teria pensado que aquele rapaz estranho parecido com Joe Cocker que subiu ao palco iria roubar os corações da Europa inteira?”

A nossa torcida também está com o Salvador! Ele merece! Ele merece! Se procurar bem, é possível achar as performances dos outros países na internet, mas cá entre nós? O Sobral tá com tudo!

Lembrando que a final acontece no sábado, dia 13, por volta das 16h no horário de Brasília. Dá para assistir ao vivo neste link, ou pelo YouTube se conseguirem dar aquela ajeitadinha nas restrições de país. Vamos assistir com certeza!

Comentários

Topo