Menu Papel POP

MTV Movie & TV Awards: Emma Watson é a 1ª atriz a receber prêmio de atuação “genderless”

Na noite deste domingo (7), rolou em Los Angeles o MTV Movie & TV Awards, talvez a premiação de cinema mais “descoladinha” de Hollywood. Tanto que o troféu é um balde de pipoca! Ahhahaha

Mas o destaque dessa noite foi pra algo bem mais importante do que o formato do troféu ou a graça de ser “descolado”. Pela primeira vez, uma cerimônia desse porte reconheceu o talento de um ator/atriz sem categorizá-los por gênero. E, por uma feliz coincidência, a premiada foi Emma Watson.

A atriz recebeu o prêmio de “Best Actor in a Movie” (“Melhor ator em um filme”) pela sua Bela em “A Bela e a Fera”. Só que o “actor” ali funciona para os dois sexos, como no português. Não há, também, uma categoria dedicada a premiar mulheres. É um prêmio “genderless”, ou seja, que não liga para o genêro e, portanto, foca em premiar notáveis, independente deles serem homens ou mulheres.

E não para por aí! Emma recebeu seu troféu de Asia Kate Dillon, que interpreta Taylor na série “Billions”, o primeiro personagem não-binário da história da TV americana!

Na mesma categoria que premiou Emma, concorriam Hugh Jackman (“Logan”), James McAvoy (“Split”), Daniel Kaluuya (“Corra!”), Hailee Stenfield (“The Edge of Seventeen”) e Taraji P. Henson (“Estrelas Além do Tempo”). Veja aqui a lista completa de indicados e premiados!

A não-separação por gêneros em premiações tem uma simbologia importante para o movimento feminista e para todo mundo que acredita num mundo mais igualitário, em que o “ser homem” ou “ser mulher” deixam de ter importância na definição de quem você é.

E aí? O que você achou dessa novidade? Maravilhosa né?

Comentários

Topo