Menu Papel POP

Há 10 anos, Lady Gaga dava início à sua carreira com “Just Dance”

MAIS SOBRE:

8 de abril de 2008, 10 anos atrás, Lady Gaga lançava “Just Dance” como single e assim o mundo todo começou a conhecer uma das cantoras mais instigantes, criativas e ferozes do pop atual. Na época, ela ainda finalizava seu álbum de estreia “The Fame”, junto com RedOne, Space Cowboy e um grande time de produtores.

“Just Dance” foi composta por Gaga junto com Akon e RedOne (dizem que a música foi escrita em 10 minutos!). Logo o primeiro single da carreira a levou ao 1º lugar na Billboard americana, recebendo seis certificados de platina. A gravação também recebeu uma indicação ao Grammy de Melhor Gravação Dance em 2009, mas acabou perdendo para “Harder, Better, Faster, Stronger” do Daft Punk.

O clipe foi lançado logo no mês seguinte, em maio, dirigido pela Melina Matsoukas que já havia trabalhado com Beyoncé para os clipes do álbum “B’Day”. Com um raio na cara fazendo referência ao Bowie, a gente viu também que Gaga veio com um repertório pop bem referenciado.

E, sério, é um dos clipes de house party mais legais que temos!

Comemorar o início da carreira de Lady Gaga é também comemorar um alvoroço que a música pop teve depois dela. Vimos uma estética reinventada dos anos 80, um retorno do dance na música pop e clipes provocativos como “Paparazzi” e “LoveGame”.

Ela acabou ganhando ainda mais força com o lançamento de “Poker Face”, também alcançando o topo das paradas. Então veio o álbum “The Fame”, com aproximadamente 3 milhões de cópias vendidas e ninguém mais a parou.

Depois de “Just Dance”, ela se reinventou incontáveis vezes, tanto no visual como na música, apoiou e encorajou uma geração de jovens LGBT, recebeu seis grammys, ganhou documentário e por aí vai.

São 10 anos acompanhando Mother Monster e, olha… Que jornada fascinante.

Comentários

Topo