Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Os figurinos de “Pantera Negra” são uma homenagem linda à cultura africana

cinema

“Pantera Negra” usou muitas referências africanas para criar os trajes dos seus personagens, e a usuária do Twitter chamada Waris, uma moça da Somália, fez uma série de tuítes bem legais mostrando as inspirações das roupas feitas pela figurinista Ruth Carter (indicada duas vezes ao Oscar) e pela designer de produção Hannah Beachler.

É uma homenagem muito linda!

Chapéu de Ramonda (Angela Bassett)

“A rainha Ramonda usa uma touca distinta. É uma lembrança dos chapéus Zulu ou ‘Isicholos’. Os chapéus Zulu são tradicionalmente usados por mulheres casadas para celebrações cerimoniais.”

Cachecol de T’Challa (Chadwick Boseman)

“Kente é um tipo de tecido de seda e algodão feito de tiras de pano entrelaçados e vem do povo Akan, de Gana.”

Dora Milaje

“Muitos dos trajes têm adereços únicos e futuristas, cheios de detalhes. Esses foram feitos homenageando estilos do povo Maasai. O povo Maasai da África Oriental vive no sul do Quênia e norte da Tanzânia.”

Máscara de Erik Killmonger (Michael B. Jordan)

“As máscaras, conhecidas como Mgbedike, são distinguidas pelo tamanho grande e traços masculinos realçados. Elas são usados nos rituais dos Igbos e feitas para contrastar com as dançarinas mulheres e seus traços mais femininos.”

Marcas no corpo de Erik Killmonger

“As marcas tribais ritualísticas de Michael B. Jordan em seu peito e torso parecem com as cicatrizes de tatuagens das tribos Mursi e Surma na Etiópia.”

Cobertor de W’Kabi (Daniel Kaluuya)

“Em várias cenas, W’Kabi (Daniel Kaluuya) e outros aparecem vestindo cobertores Basotho em torno de seus pescoços. Embora os cobertores sejam originalmente do povo do Lesoto, os desenhos são similares ao do povo Sesotho.”

Pratos de lábios

“Os pratos ou discos de lábios são uma forma de modificação cerimonial do corpo. Enquanto muitas culturas os usam, eles são mais conhecidos por causa das tribos Surma e Mursi na Etiópia.”

Anéis de pescoço

“Shuri e a [guarda real] Dora Milaje têm roupas com um colar proeminente. O povo Ndebele do Zimbábue e da África do Sul usam anéis de pescoço como parte de sua vestimenta tradicional e como um sinal de riqueza e status.”

Tons vermelhos

“Muitos dos trajes têm um tom vermelho terroso. Isso foi feito estudando as cores usadas pelo povo Himba do noroeste da Namíbia. O povo de Himba é conhecido por aplicar uma pasta ocre vermelha, conhecida como “otjize”, para sua pele e cabelo.”

Mantos de Zuri (Forest Whitaker)

“Forest Whitaker interpreta o xamã Zuri, líder espiritual de Wakanda. Ele usa mantos ornamentais conhecidos como Agbada. Esse é um dos nomes do manto de manga larga usado por homens e mulheres em grande parte da África Ocidental e no norte da África.”

Povo Dogon

“Houve muita inspiração do povo Dogon. Eles vivem na região do planalto central do Mali, na África Ocidental.”

Lenços do povo Tuareg

“Vários personagens do filme usam lenços grandes cobrindo suas cabeças e rostos, semelhantes aos usados pelo povo Tuareg, que habita uma área no norte e no oeste da África.”

Povo Turkana

“Outra tribo que inspirou o filme foi a do povo Turkana, que habita o território do Quênia.”

(montagem das fotos feita pela página Um Filme Me Disse)

voltando pra home