Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Fotos: Divulgação; Ricardo Stuckert)
(Fotos: Divulgação; Ricardo Stuckert)
Melhores de 2022

ELES VOLTARAM! Rihanna, SZA, Lula e mais: os comebacks que mais gostamos de ver em 2022!

Este foi um ano de retomadas! O Brasil e o mundo inteiro tiveram um gostinho do que gostam de chamar de “normalidade” nos últimos 12 meses, recuperando-se, ainda que aos poucos, da devastação causada pela pandemia de Covid-19. Novos ares percorreram o globo e trouxeram um tanto de esperança para vários aspectos da vida, inclusive cultural.

Os filmes retomaram as grandes salas e telas de cinema, as exposições voltaram a ocupar as galerias e os museus, os músicos reencontraram os estúdios e palcos. Agora com menos restrições e medo, com mais segurança e vontade. Não à toa, o público foi agraciado com muita arte em 2022. Amamos, né?

Foram incontáveis produtos que chegaram aos nossos olhos e ouvidos durante o ano. Quando o assunto é música então… é uma baita retrospectiva a se fazer.

E o mais interessante é que alguns lançamentos internacionais marcaram retornos triunfais de gente cujo talento fazia falta no mercado fonográfico. O Papelpop, então, te ajuda a lembrar nesta lista abaixo. Se liga!

Rihanna

O comeback mais aguardado, cheio de rumores e expectativas, aconteceu em novembro de 2022. Rihanna voltou com “Lift Me Up” e “Born Again”, duas emocionantes canções feitas para a trilha sonora de “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, quase sete anos depois de seu último disco, o icônico e hinário “ANTI” (2016).

Apesar de pertencerem ao filme da Marvel, as músicas mataram um pouquinho da saudade da voz da cantora, compositora, atriz, empresária e heroína nacional de Barbados. Além disso, aumentaram o hype para seu show no Super Bowl 2023, marcado para o dia 12 de fevereiro do ano que vem, e a esperança para um novo álbum de estúdio. Pode mandar, RiRi!

Britney Spears

Outra diva pop que retomou os trabalhos musicais em 2022 foi Britney Spears. Ela se juntou a Elton John em “Hold Me Closer”, sendo seu primeiro lançamento desde o disco “Glory” (2016) e desde o fim de sua curatela, decretado em novembro de 2021 após 13 longos anos. A canção repaginou “Tiny Dancer”, originalmente gravada por Elton em 1971, e estreou no top 10 da Billboard Hot 100.

SZA

A notícia que o mundo não acreditou saiu em novembro deste ano: o sucessor de “Ctrl” (2017) demorou cinco anos, mas estava, sim, chegando. SZA pode ter participado das trilhas dos filmes “Pantera Negra” (2018) e “Querido Evan Hansen” (2021), mas o que todo mundo esperava mesmo era o segundo disco de sua carreira. “SOS” veio, finalmente, em dezembro deste ano, com 23 faixas inéditas – e fortes, viu? Representatividade de amante e corna importa, S-I-M! Tá no nosso repeat!

Björk

Um período de cinco anos também é o que separa os últimos projetos de Björk. “Fossora” foi lançado em setembro, dando continuidade à discografia da islandesa após “Utopia” (2017), com 13 canções feitas durante o isolamento social da pandemia. Com o novo álbum, a artista retornou aos palcos e, pela primeira vez em quinze anos, veio ao Brasil, sendo uma das headliners do Primavera Sound São Paulo 2022. Foi chique!

Paramore

Paramore foi outro gigante da indústria que voltou em 2022. A banda norte-americana não só lançou os singles “This Is Why” e “The News”, como também anunciou o disco “This Is Why”, sucessor de “After Laughter” (2017), para 10 de fevereiro de 2023. Além disso, os músicos estão em uma turnê que inclui passagens pelas cidades brasileiras de São Paulo e Rio de Janeiro no ano que vem. Estamos prontos!

blink-182

O cantor Tom DeLonge se reuniu com o baterista Travis Barker e o baixista Mark Hoppus neste ano, retomando o punk rock do blink-182. O single “EDGING” abriu caminhos para essa nova fase do grupo, que conta com um novo álbum de estúdio e uma turnê mundial. O Brasil está na rota, com o blink sendo headliner do Lollapalooza 2023.

My Chemical Romance

My Chemical Romance foi mais uma prova de que o emo ainda vive. A banda impulsionou seu comeback, que começou em 2019 com shows nos Estados Unidos, ao disponibilizar a faixa “The Foundations of Decay” em maio de 2022. Foi o primeiro lançamento do MCR desde 2014, “devolvendo” os vocais de Gerard Way ao mundo.

BLACKPINK

O retorno do BLACKPINK também não passou despercebido é claro. Com oito faixas, incluindo os hits “Pink Venom” e “Shut Down”, o disco “Born Pink” veio em setembro para suceder “The Album” (2020). É com o novo projeto que Lisa, Rosé, Jennie e Jisoo estão em turnê, com passagens por países da América do Norte, Ásia, Oceania e Europa.

Lula

Mas o maior comeback do ano mesmo foi mesmo o de Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT). O homem disparou nos charts de todo o Brasil e desbancou Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), em outubro de 2022, assumindo, pela terceira vez, o título de presidente da República. É o homem! HAHAHA!

voltando pra home