Menu Papel POP

Buena Vista Social Club celebra êxitos com reedição de clássico e gravação inédita

Há 25 anos o mundo conhecia o disco Buena Vista Social Club. Cinco anos depois, já consolidado um clássico da música em espanhol, o projeto seria tema de um documentário indicado ao Oscar.

Fruto de uma reunião de ícones frequentadores do clube de dança e atividades musicais de mesmo nome, ponto tradicional de La Habana, capital da ilha de Cuba, o projeto atraiu os olhos do mundo com direito a turnês pelos países baixos e Europa. Cruzou fronteiras e eternizou canções como “Chan Chan”, “Candela” e “Dos Gardenias”.

Embalados pelo son cubano, do bolero e do cancionero guajiro, trouxe de volta aos holofotes artistas até então fadados ao ostracismo. A fim de celebrar mais uma vez o que significou essa união, a BMG lança no próximo mês de setembro uma reedição com faixas e registros audiovisuais inéditos, além de conteúdo remasterizado em alta qualidade.

Quem assina o projeto de remasterização é Bernie Grundman, responsável por reedições de clássicos de Michael Jackson, Prince, Tupac e outros.

A primeira amostra, “Vicenta”, está disponível no streaming e foi gravada em 1996 com produção do prestigiado guitarrista Ry Cooder. Contagiante, a canção se debruça sobre um incêndio ocorrido no início do século passado na vila de La Maya, nas imediações de Santiago de Cuba. Foi lá, entre plantações de banana, café e cacau, que Eliades Ochoa viveu durante boa parte da infância.

Nos vocais, revivendo a era de ouro da música caribenha, estão Omara Portuondo, Ibrahim Ferrer, Compay Segundo, Rubén González, Eliades Ochoa, entre outros. Faça o pre-save clicando na foto abaixo.

“O Buena Vista Social Club reuniu grandes músicos da época de ouro da música cubana e levou a nossa música tradicional para o resto do mundo. Além disso, me permitiu ser reconhecido internacionalmente pelos sones, guarachas e boleros que fazia desde jovem”, conta Ferrer.

“Também me fez reconectar com músicos que eu admirava e com sua grande experiência. Buena Vista nos uniu através da música, e éramos uma família bem administrada. Neste 25º aniversário, iremos recordar com merecido orgulho aquelas grandes lendas que sempre estarão presentes entre nós. Celebraremos com alegria o legado do Buena Vista Social Club e a tradicional música cubana”.

Abaixo, você confere a tracklist completa.

Disco 1

1 Chan Chan (2021 Remaster)
2 De Camino a La Vereda (2021 Remaster)
3 El Cuarto de Tula (2021 Remaster)
4 Pueblo Nuevo (2021 Remaster)
5 Dos Gardenias (2021 Remaster)
6 ¿ Y Tú Qué Has Hecho? (2021 Remaster)
7 Veinte Años (2021 Remaster)
8 El Carretero (2021 Remaster)
9 Candela (2021 Remaster)
10 Amor de Loca Juventud (2021 Remaster)
11 Orgullecida (2021 Remaster)
12 Murmullo (2021 Remaster)
13 Buena Vista Social Club (2021 Remaster)
14 La Bayamesa (2021 Remaster)

Disco 2

1 Chan Chan (Monitor Mix) *
2 Vicenta *
3 La Pluma *
4 Dos Gardenias (Alternate Take) *
5 Mandinga *
6 Siboney *
7 A Tus Pies *
8 El Carretero (Alternate Take) *
9 Ensayo *
10 El Diablo Suelto *
11 Saludo Compay *
12 Descripción De Un Sueño *
13 Pueblo Nuevo (Alternate Take) *
14 La Cleptómana *
15 ¿ Y Tú Qué Has Hecho? (Alternate Take)
16 Orgullecida (Alternate Take) *
17 Descarga Rubén *
18 Candela (Alternate Take) *
19 Orgullecida (Alternate Trio Take) *

* Faixas inéditas

A estreia da edição expandida de “Buena Vista Social Club” estará disponível em 17 de setembro.

Comentários

Topo