Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Eles lançaram o single no início de 2021 (Divulgação/ Fotos: Chris Lührmann, Künstler e David Montes Aldea)
(Divulgação/ Fotos: Chris Lührmann, Künstler e David Montes Aldea)
música

Entrevista: ATB, Topic e A7S falam sobre experiência de revisitar hit dos anos 90 com “Your Love (9pm)”

Depois de 23 anos, ATB decidiu revisitar o hit “9pm (Till I Come)” e lançar o primeiro remake oficial da faixa em parceria com outros dois artistas da música eletrônica, Topic e A7S. Intitulada “Your Love (9pm)”, a nova versão chegou em janeiro deste ano. Para saber mais sobre ela, nós batemos um papo com os três por chamada de vídeo.

Dois deles, os alemães ATB e Topic, estavam dentro dos próprios estúdios. O sueco A7S, por sua vez, falava direto de algo que parecia a sala de casa. Ali, conversamos sobre o processo de criação da nova música, a universalidade das melodias, os critérios para aceitarem um feat., o bebê do ATB e as habilidades de todos eles como dançarinos.

Antes de conferir a entrevista, que tal ouvir a nova versão de “9pm”? Com alguns elementos da icônica música dos anos 1990, “Your Love” oferece algo completamente novo graças a produção de ATB e Topic, além da adição dos vocais marcantes de A7S. A intenção é atingir uma nova geração.

Se liga:

A entrevista você lê abaixo.

***

Papelpop: Eu fiquei surpresa quando soube que tinham lançado uma versão reimaginada de “9 pm (Till I Come)”. Geralmente os artistas se cansam do grande hit muito rápido. Por que acha que isso não aconteceu com você, ATB?

ATB: Foi um longo processo, sabe? Eu diria que foram 23 anos. Durante esse tempo, pensei várias vezes em não tocar em “9 pm” nunca mais. Só que essa melodia é tão poderosa e eu tive tanto tempo para pensar no ano passado, para ficar no estúdio. Pensando na força da melodia da guitarra, eu cheguei à conclusão de que ela precisava ter a chance de ser ouvida pela nova geração. Apesar disso, não queria fazer um cover ou algo assim. Queria fazer uma música do zero, pegar a melodia e alguns dos elementos de “9 pm (Till I Come)” para produzi-la de uma forma diferente. A melhor maneira de fazer isso é trabalhar em conjunto com alguém porque é difícil se manter em contato com a nova versão depois de ouvir a original milhões de vezes. Eu descobri os trabalhos de Topic e A7S e pensei que eles eram os caras perfeitos para esse projeto, porque queria algo super vocal. Entrei em contato com Toby [apelido de Topic] com a intenção de saber o que ele achava sobre a ideia. Ele, junto com A7S, não gostam dessa coisa de fazer cover também. Pensamos que poderíamos fazer algo do zero, criando uma música nova para outra geração. Como resultado de tudo, me convenci a fazer algo novo com “9 pm (Till I Come)”. Agora podemos ver o sucesso da música, nos mostrando que fizemos o certo.

Quando começaram a trabalhar na nova faixa, já tinham em mente o que queriam manter ou deixar de fora da música original?

ATB: Estava muito claro que as guitarras e a parte principal seriam usadas na construção. Por outro lado, sabíamos que precisaríamos de vocais bem fortes que se encaixassem com a melodia. É muito difícil compor vocais em torno da melodia. É óbvio que a produção também foi muito importante. Acho que esses três elementos — produção, guitarra e a voz — junto com algumas coisas da música antiga foram os ingredientes para soar como está agora. Foi a mistura certa para fazer com que parecesse algo totalmente novo, mas com uns toques da antiga vibe.

O clipe da nova música, “Your Love (9pm)”, já está disponível no Youtube. Ali, é possível ver dois de vocês escolhendo os melhores dançarinos para participarem do vídeo. Isso me fez pensar se gostam de dançar. Por curiosidade, vocês são bons dançarinos?

Topic: Não [risos]. Eu não sou muito bom dançando. Sou bom em danças engraçadas.

A7S: Eu já vi ao vivo! Sei o quão ruim é [risos].

ATB: Acho que isso é algo típico dos DJs e produtores. Especialmente os produtores de dance music costumam ser dançarinos bem ruins, incluindo a mim. É por isso que estou nos palcos e não na plateia. Sou muito ruim dançando [risos]. Eu faço me performo atrás da mesa, mas é diferente porque é só seguir o ritmo ou algo assim. Quando o assunto é dançar como no clipe [de “Your Love”], é realmente diferente. A parte do ritmo da sua cabeça tem que estar conectada ao corpo. Posso confirmar: eu não tenho isso.

Como alguém que não tem inglês como língua nativa, acho muito legal ver vocês fazendo sucesso no mundo todo. Acham que a música eletrônica é mais aberta a artistas de países que não falam inglês?

ATB: A dance music é geralmente muito aberta a diferentes gêneros musicais e misturas. Acho que isso inclui a possibilidade de trabalhar com outros artistas. Em primeiro lugar, a ideia tem que ser boa e a voz também. A canção tem que ser boa. Dessa forma, não vão se importar com o lugar de onde a pessoa vem. Músicas para dançar são globais. Consigo perceber que, onde quer que eu toque, a galera é igual na pista. Sendo assim, não me importo com o país de origem da pessoa que está trabalhando comigo. Você nos viu trabalhando juntos, dois da Alemanha e um da Suécia. Contanto que a ideia, a voz e tudo esteja bom, nós fazemos acontecer.

A7S: Eu diria que melodia é uma coisa muito universal. Então qualquer um que tenha uma boa melodia, mesmo que seja uma linguagem que não conhecemos, arrasaria.

Topic: Agora não há muitos hits na música eletrônica que não têm vocais ou letra. Apesar disso, havia muitos no passado…

Vocês conhecem algum artista brasileiro?

Topic: Conheço apenas Alok e Vintage Culture. Eu gosto muito de ouvir o que está nos charts do Spotify de diferentes países. Tenho escutado algumas canções brasileiras, que são bem legais, mas esqueci os nomes infelizmente.

ATB: Exatamente! Acontece o mesmo comigo. Eu não sei o nome de 60% ou 70% das músicas que toco como DJ [risos]. Sei o que estou tocando, mas nunca me importei muito com nomes e coisas assim. Evito ficar olhando demais para os lados quando o assunto é produção, porque aí você começa a copiar os outros e quero ter meu próprio estilo, forte como ele é. Não sou muito ligado em outros artistas e nomes, já que há milhões em todos os países. É muito difícil manter todos no radar. A indústria da música é muito grande atualmente. Quando eu comecei, lembro que havia muito menos músicos por aí. Hoje temos milhões de lançamentos por dia. É muito louco!

Eu vi que recentemente o Bruno Martini lançou um remix de uma música sua, Topic. Vocês deviam colaborar em algo totalmente novo. O Brasil ia amar! Sinto que é quase uma obrigação minha dizer isso.

Topic: Ok [risos]! Eu não sabia que Bruno Martini era do Brasil… Bom saber!

[Risos] Agora você já sabe… De qualquer forma, qual critério vocês usam para aceitar propostas de parcerias?

A7S: No meu caso, sei dizer nos primeiros segundos que conheço alguém se a pessoa tem algo especial. É difícil colocar em palavras, mas é uma coisa carregada pelo artista que você sabe o quão especial é e sente vontade de trabalhar com ele.

ATB: Para mim, é muito importante a voz. É importante se há algo especial na voz e na música. Muitos dos artistas com os quais estou trabalhando têm escrito as canções ou feito toplines. Se isso se encaixa, eu não me importo com o resto. A pessoa não precisa ser muito famosa e tal. Algumas vezes eu adoro descobrir novas vozes, que ninguém conhecia antes. Fiz isso em vários álbuns no passado.

E eu não poderia deixar de mencionar o bebê do ATB. Ele nasceu no ano passado, né? Parabéns! De que forma você acha que esse nascimento está influenciando ou vai influenciar a sua carreira no fim da pandemia?

ATB: Obrigado! Primeiramente, foi ótimo poder ficar ao lado dele neste ano. É claro que estou triste por não estar viajando ou em turnê, mas, por outro lado, estou muito feliz porque tive um ano incrível com ele. Houve muito tempo livre. Estou ansioso para voltar aos palcos logo quando tudo voltar, porém um pouco decepcionado por ter que deixá-lo por algumas semanas ou finais de semana. A paternidade está me afetando um pouco porque antes eu apenas estaria feliz por estar viajando, mas agora estarei sentindo falta de alguém além da minha esposa. É diferente quando uma criança está crescendo. Em apenas duas semanas, podem acontecer muitas mudanças.

Por último, brincando com o nome da música, queria saber o que vocês costumam fazer por volta das 9 horas da noite?

A7S: Eu diria que trabalho em músicas, composições.

Topic: Provavelmente faço o mesmo. Sou uma pessoa muito da noite também.

ATB: Sou o oposto. Não escrevo músicas à noite. Faço como em um típico dia de trabalho: crio canções da manhã até o período da noite. Eu tento ter uma vida normal durante o dia quando não estou em turnê ou viajando. Durante a noite, invisto em hobbies. Às vezes, apenas fico no sofá assistindo à televisão ou jogando videogame.

voltando pra home