Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Novo álbum do projeto, liderado por Thiago França, chegou ao streaming no dia 15 (Foto: Rodrigo Fonseca)
Foto: Rodrigo Fonseca
música

Conhece A Espetacular Charanga do França? Esta pode ser a trilha sonora do seu “não Carnaval”

Toques de orixás e referências extraídas do axé baiano, do samba pagode retrô, dos blocos afro-religiosos. Também da música etíope e das festanças regadas à brasilidade, sobretudo. Esta mistura compõe o novíssimo álbum “Nunca Não é Carnaval”, mais uma empreitada em estúdio do projeto A Espetacular Charanga do França, criado em 2012 pelo saxofonista Thiago França.

Disponível no streaming a partir deste inglório feriado, o projeto constrói por meio de 9 canções um repertório que expande a própria viagem criativa apresentada enquanto banda e bloco. Ainda que em 2021 a alegria seja represada por motivo de força maior, a alma burlesca da ocasião aqui se mantém firme.

“Em 2015, com um post no Facebook, a Charanga foi pra rua pela primeira vez, no cortejo mais brancaleônico que se tem notícia, debaixo de chuva forte, poucos músicos, mas muita gente entusiasmada. O bloco foi crescendo e muita gete queria tocar surgiu a oportunidade de fazer um ciclo de oficinas para quem queria somar com a gente no Carnaval”, conta França.

Com mais de 120 alunos reunidos ao longo dos quatro primeiros anos do bloco, surgiu a ideia de gravar um álbum. “Queríamos outra pegada, destacada do bloco, com outras possibilidades e ritmos, solos, e que pudesse ocupar outros palcos. E o disco tava prontinho pra ser lançado logo que passasse o Carnaval de 2020. Mas aí veio a Covid-19 e eu tomei esse tapa na cara”.

No dia em que o sétimo desfile do bloco percorreria o bairro de Santa Cecília, em São Paulo, uma constatação: a quarta-feira de cinzas foi antecipada e por tempo indeterminado. Agora, sem saber quando o Carnaval ganhará de volta as próprias cores e o domínio das ruas, o registro em áudio oferece uma alternativa pra matar a saudade e entender que a contagem regressiva para o maior “arrasta-povo” de todos os tempos já começou.

Ouça no streaming.

Spotify | TiDal | Apple Music

Charanga live

No próximo dia 28 de fevereiro, os foliões que se resguardaram neste ciclo poderão participar de uma experiência inédita: uma incursão do bloco em formato de live. Com banda completa e, devidamente, seguindo protocolos de segurança, A Espetacular Charanga do França se reúne para apresentar em formato online um repertório que tem desde marchinhas clássicas a novas versões de Raça Negra, Michael Jackson e, claro, canções do disco novo.

O show rola no canal de Thiago França, no YouTube.

voltando pra home