Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
música

Shakira vende direitos autorais de todo o catálogo musical para empresa britânica

O grupo Hipgnosis Songs Fund, um dos maiores do mundo em investimento e gestão de música, anunciou nesta quarta-feira (13) a aquisição de 100% dos direitos de publicação musical de Shakira, abarcando um total de 145 canções.

Com 30 anos de carreira completados em 2021, a cantora colombiana é hoje o maior sucesso latino-americano da história da indústria, tendo vendido cerca de 80 milhões de álbuns e batido incontáveis recordes. Shakira também foi premiada ao longo de sua trajetória com três Grammys norte-americanos e doze troféus do Latin Grammy. É ela a maior vencedora da honraria até então.

Entre as especificidades do acordo está também a extensão de seu contrato com a Sony Music, gravadora com quem assina desde o disco “Magia” (1991). A princípio, a cantora deve pertencer ao time da casa por mais 7 anos.

Em nota, ela destacou a importância de seu papel como letrista e afirmou que se sente honrada por ter criado uma obra que se comunica tão facilmente com o público, “tornando-a maior do que é”. “Ser compositora é uma conquista que considero igual e talvez até maior do que ser cantora e artista”, escreveu.

“Aos 8 anos, muito antes de cantar, escrevi para dar sentido ao mundo. Cada canção minha é um reflexo da pessoa que fui naquele instante, mas uma vez que esta canção ganha o mundo, não somente pertence a mim, mas também a aqueles que a apreciam”.

Apesar de não ter sido revelados o valor do acordo, publicações internacionais como a revista Rolling Stone e o jornal El País estimam que a transação tenha sido milionária. Também em janeiro deste ano, a Hipgnosis tentou comprar os direitos da obra de Bob Dylan, ícone do rock e vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 2016.

A Universal Music, entretanto, foi mais rápida e fez uma oferta de US$ 300 milhões aos representantes do cantor, o que foi prontamente aceito.

Um porta-voz da companhia destacou os êxitos de Shakira, que em 2020, graças a sua participação no show do intervalo do Super Bowl, viu sua obra se supervalorizar e os números no streaming dispararem. “Esta mulher incrível da Colômbia se converteu em uma das pessoas mais famosas e influentes do mundo. Uma das compositoras mais sérias e bem-sucedidas dos últimos 25 anos, escreveu ou co-escreveu todas as letras que gravou. É maravilhoso dar as boas-vindas à rainha da música latina”.

voltando pra home