Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Chico Bernardes explora solitude e imaginação em nova faixa; ouça “Em Meu Lugar”

música
Estreia sucede o disco de estreia do artista, lançado em 2019 (Foto: Divulgação/Daryan Dornelles)
Foto: Divulgação/Daryan Dornelles

Antes da pandemia já estávamos sós. A diferença é que, mesmo não nos dando conta, bastava um estalar de dedos, quem sabe uma mensagem, para que amigos e seres amados cruzassem nossa porta. Poderíamos mudar de ânimo e espairecer dando uma volta no parque, ou mesmo indo ver aquele artista favorito.

No início de 2020, quando a Covid-19 ainda era uma estranha, o cantor Chico Bernardes já pensava a respeito dos subterfúgios da solitude. Tanto que, durante uma turnê por 14 cidades de Portugal, a fim de apresentar seu trabalho de estreia, dormiu desacompanhado por uma noite. Cercado pela escuridão, contemplando a ausência, compôs a faixa “Em Meu Lugar”.

Surgiu em um quartinho do “Maus Hábitos”, tradicional casa de shows do Porto, a partir de memórias, afetos e de experiências desoladoras. Envolto pelo silêncio que sua própria apresentação havia quebrado horas antes, o músico se deixou embalar por uma proposta inédita que, como se veria mais tarde, culminaria em novidade para o próprio repertório.

Passeando por referências que vão desde Caetano Veloso e Duncan Browne, até nomes contemporâneos como Dirty Projectors e The Staves, entrega uma profusão de palavras e instrumentos que se revelam um afago delicado em corações solitários.

A sofisticação do resultado final entrega a ficha técnica: Maria Bernaldo (Quartabé) toca clarinete, Felipe Pacheco Ventura (Baleia) ataca no violino e Rafael Cesário (quarteto de cordas da Cidade de São Paulo) traz a concretude do violoncelo. Também participa Amilcar Rodrigues (Maurício Pereira), que entrega delicados toques de trompete. A produção é de Arthur Decloedt.

O artista

Nascido em uma família de músicos, Chico Bernardes é filho de Maurício Pereira e irmão de Tim Bernardes (O Terno). Em 2019, lançou o primeiro álbum da carreira, autointitulado, recebendo elogios da crítica. Você pode conhecer mais ouvindo sua obra no streaming.

Spotify | Deezer | Apple Music

voltando pra home