Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

televisão

Trace Brazuca: Conheça 1ª canal a cabo voltado à audiência e artistas negros, que chega neste sábado (25)

Nesta quarta-feira (22), o Papelpop participou da primeira coletiva de imprensa da Trace Brazuca e vamos te contar tudo aqui!

Trace é uma empresa que nasceu em 2003, e é focada em mídia afrourbana. Ela existe como canal de televisão, rádio, eventos e aplicativos e, em outubro do ano passado, chegou ao Brasil (antes estava em países da África e Europa, totalizando mais de 120). O CEO José Papa disse que é uma das principais marcas subsaarianas: “Trace nasceu com um propósito de empoderar, trazer o eixo da cultura periférica que determina o mainstream.”

Levando em conta que o Brasil é o maior lugar com população preta do mundo fora da África, é importantíssimo um canal construído por pessoas negras que traga essa visibilidade. A ideia não é mostrar apenas dor e sofrimento que essa classe racial perpassa durante séculos, e sim inovação, arte, tecnologia.

Disponível pela Vivo e Claro Net, o canal televisivo estreia no dia 25 de julho, às 10 horas. A data não é à toa, uma vez que marca o Dia Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

AD Junior, head de marketing do projeto, explicou: “Não é o primeiro canal negro, houve outras tentativas, mas a Trace é o primeiro canal a cabo segmentado para a população preta e periférica”, então questionou:

“Alguns perguntam por que um canal voltado à população afro-brasileira? Por que temos um canal voltado ao agronegócio, aos esportes? As pessoas querem ser vistas. Até canal de culinárias a gente tem. A gente não quer criar só espaço de dor e de forma caricata, mas sim de entretenimento. Negros e periférico, nós precisamos criar espaços para criar inclusão e que o debate seja positivo e propositivo.”

Traze Brazuca não será uma reprodução do canal na África, por exemplo. Ele será totalmente produzido aqui, original, voltado ao nosso público: “A essência da Trace passa pela música, da música afro-diáspora, e o canal terá muitas playlists, mas temos muitos projetos que queremos trazer. Trace Plus vai trazer só documentários, ficção ou não ficção, e começamos com o especial de Sabrina Fidalgo, com filmes dirigidos por ela”, revelou AD.

Continuou: “Começamos com playlists, depois programas como pílulas que vão rodar durante a programação”. AD destacou que o canal “quer falar com todo mundo”, pessoas brancas, pretas, da comunidade LGBT e mais. O objetivo é amplificar as vozes daqueles que mais sofrem: “Precisamos contar essas vozes na primeira pessoa”, ressaltou AD.

Também haverá uma programação super especial na estreia. Kenya Sade, a coordenadora de planejamento, comentou: “No dia da mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, preparamos uma playlist de mulheres com Elza Soares e outras. A trace não falará só de música, mas cultura”.

Sabrina Fidalgo, por ora, falou da importância de uma mídia dessas: “São tantos anos de subjugação, e nós o povo preto somos os 56% da população, e vivemos num processo de apartheid cultural e econômico decretado. Acho que é fundamental que a gente tenha essa oportunidade pra mostrar nosso trabalho. Nós temos que ser inteligentes, às vezes é melhor a gente se alinhar e ter um pensamento amplo para atingir um patamar de dominação cultural e econômica que merecemos (…) precisamos ter a oportunidade pra contar nossas próprias histórias.”

O canal estará disponível na Vivo (canal 630), Claro Net (canal 624), em Angola, Moçambique, Portugal e na França. Contará com 24 horas de programação, com a grade composta por conteúdo autoral.

Os clientes da Vivo também terão acesso a todo o conteúdo do canal pelo Vivo Play, para poderem assistir de onde quiserem, seja pela tela da TV, smartfone, tablet ou notebook. Na Claro, o canal também estará disponível ao vivo no aplicativo do NOW, plataforma de streaming da operadora, e disponibilizará conteúdos para o assinante assistir quando quiser em uma pasta exclusiva.

Confira alguns dos destaques da programação:

SKIP SKIP
É o programa editorial da Trace de entrevistas exclusivas com os artistas mais importantes
da cena musical. O propósito é entreter e fazer perguntas provocativas ao artista, caso ele
não queira responder é só dizer: “skip”. Assim, escapa daquela pergunta e segue para a
próxima.

DJOUBA
A playlist dos maiores hits africanos do momento.

TRACE+
Seleção dos melhores documentários produzidos pela Trace, como: “História do Papa
Wemba”, que retrata a trajetória do icônico, pioneiro e intergeracional artista. “Afrobeats, da
Nigéria para o mundo”, um documentário musical que conta como esse gênero musical
influenciou artistas do mundo todo, entre outros.

TRACE TRENDS
Programa de tendências, entretenimento e cultura urbana.

TRACE – SUA VOZ
O programa em formato de pílulas de 1 minuto traz mensagens de representantes da
sociedade civil e de organizações sociais sobre um tema específico.

GOSPEL VIBES
O Trace Brazuca dedica duas horas da programação ao melhor do universo Gospel.

Não vai perder o lançamento, hein? Dia 25 de julho, próximo sábado!

voltando pra home