Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

famosos

Dove Cameron desabafa sobre lidar com depressão e ansiedade na quarentena

Dove Cameron, mais conhecida por seu papel em “Descendentes” do Disney Channel, fez um post nesta quarta-feira (08) sobre como lidar com sua depressão e ansiedade em tempos de quarentena do coronavírus.

Com o isolamento social, muitas pessoas que passam por problemas psicológicos/psiquiátricos pioram por não conseguir ver outras pessoas e manter uma rotina. A atriz relatou como esse processo de se curar e se cuidar sempre é doloroso e nada agradável.

“A cura nem sempre é bonita. O autocuidado nem sempre são máscaras faciais e óleos sofisticados (embora não haja nada de errado nisso). Para mim, o autocuidado agora é trabalhar meus traumas, escrever, fazer terapia por chamada de vídeo, ter conversas diárias comigo mesma sobre a aceitação da minha vida e do meu estado atual, tentar me manter fisicamente saudável e não deixar minha depressão e ansiedade vencerem, e praticar a paciência.”

Desabafou que não irá ficar se comparando com os outros, vendo o quão produtivo todo mundo está. Ela está seguindo apenas o que precisa para ficar bem, sem se cobrar, apenas aceitando que está tudo bem em não estar bem:

“Ficar fora de forma e ficar bem com isso. Ficar o dia todo mexendo no celular, quando eu queria passar um tempo lendo e cozinhando e ficar bem com isso e tentar novamente amanhã. Estabelecer planos vagos, não os cumprir e aceitar isso. Perder o controle e ficar bem com isso. Se isolar emocionalmente (assim como o isolamento pessoal), porque é o que eu preciso para me curar e não sair do meu caminho para encontrar conexão social, como as outras pessoas estão fazendo, porque não é o que eu preciso. Cuidar de mim neste momento é o que eu PRECISO, não o que eu imaginei que esse período seria na minha cabeça ou comparar o quão produtivo todo mundo está sendo, e sim me encarar em todas as minhas dores, confusões e batalhas mentais.”

Continuou dizendo que, neste período sensível, muitas coisas ruins vêm a tona para quem lida com problemas de saúde mental: “Estamos agora, mais do que nunca, diante de nós mesmos e, para alguns, como eu, isso pode ser assustador. Vamos brindar a sermos gentis, a lutas, a nos adaptar e fazer cuidados pessoais reais. Embora esteja fazendo o melhor para mim e mantendo distância, estou sempre aqui. Espero que esteja fazendo o que for melhor para você”, terminou.

Em março, a atriz já havia publicado uma foto chorando e dicas que a estavam a ajudando a lidar com os problemas neste momento de isolamento social.

Onde procurar ajuda?

Centro de Valorização da Vida – CVV
Atendimento pelo número 188.

Serviços de saúde
CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, postos e centros
de saúde).

Emergência
SAMU 192, UPA, pronto socorro e hospitais.

voltando pra home