Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

música

Festival GRLS! debate liberdade de escolha e inteligência artificial em palestra

O poder de escolha foi um dos temas discutidos por Caio Braz, Débora Emm e Camila Moletta no festival GRLS!, que acontece neste sábado (7) na cidade de São Paulo.

Caio, conhecido por ser apresentador do canal GNT, foi quem conduziu a conversa. Durante o papo ele fez uma retrospectiva histórica, mostrando que a filosofia e a sociologia já debateram muito se a liberdade de escolha realmente existe.

Já a cientista social e publicitária de formação, Débora Emm, foi ainda mais a fundo na discussão. No Auditório Simón Bolívar, onde rolou o evento, ela falou sobre sua experiência enquanto pesquisadora e contou como foi deixando de lado a crença no livre-arbítrio.

“A gente começou o estudo com a ideia de descobrir como acontece esse processo de decisão de pular de uma plataforma ou não. Só que, ao longo do processo, a gente descobriu que tem muita coisa por trás de cada escolha. A filosofia, neurociência, psicanálise, sociologia e outras ciências mostram isso”.

Para Emm, o importante é que as pessoas tenham consciência da forma como elas são influenciadas hoje em dia, se questionando sobre o poder da internet.

“A gente já passou anos oferecendo dados para a internet sem pensar. Agora não dá mais para voltar atrás. Eu acho importante que as pessoas agora se questionem: ‘Quem está recebendo esses dados?'”

A designer Camila Moletta, por sua vez, disse concordar com a opinião da colega ao citar que a sociedade limita bastante as opções de grupos minoritários. Aliás, foi por isso que ela criou a “More GRLS”, uma plataforma que busca dar maior visibilidade para mulheres que trabalham em áreas criativas.

“Invisibilidade vem da falta de poder de escolha. As mulheres sofrem mais que os homens com a síndrome do impostor porque fomos invisibilidade em várias áreas por mais tempo. O primeiro passo para melhorar isso é a conscientização”

A discussão terminou com um clima otimista. As talks antecedem os shows do festival GRLS!, que rolam a partir das 15h30 e tem como atração principal a australiana Kylie Minogue.

voltando pra home